Empreendimento assessorado pela ITCP/FURB vence duas categorias na Mostra do Conselho Regional de Psicologia.

Empreendimento assessorado pela ITCP/FURB vence duas categorias na Mostra do Conselho Regional de Psicologia.

Foto: Acervo pessoal

A Associação Enloucrescer, que reúne familiares e usuários do serviço de Saúde Mental de Blumenau, conquistou três prêmios na etapa estadual da Mostra de Práticas Profissionais promovida pelo Conselho Regional de Psicologia da 12ª região. A associação é um dos empreendimentos assessorados pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB (ITCP/FURB), programa de extensão da universidade que atua na promoção da economia solidária. A premiação foi realizada no dia 26 de julho em Itajaí durante a quinta edição do Seminário de Atenção Psicossocial e objetiva valorizar iniciativas que reafirmam o compromisso ético e técnico da Psicologia com o cuidado em liberdade.

Na categoria “Manifestação Cultural”, a apresentação do grupo teatral Estações da Vida conquistou o primeiro lugar com a peça teatral “Pluft, o Fantasminha”, de autoria de Maria Clara Machado. “Esse espetáculo trata das relações humanas, buscando entender as diferenças que existem entre as pessoas. Por ser um grupo vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial, esse tema pareceu ser bastante apropriado. As pessoas têm o direito de ser quem elas são e conviver de forma harmônica”, destaca José Carlos Murphy, diretor da peça. Na mesma categoria, o empreendimento incubado pela ITCP conquistou o terceiro lugar pela obra visual que representa a luta antimanicomial em Blumenau.

Na categoria “Relato de Experiência Profissional”, a Associação Enloucrescer foi premiada com um relato construído por duas psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial de Blumenau (CAPS) que apoiam as ações da Enloucrescer, com a participação do professor Jaison Hinkel, do Departamento de Psicologia da FURB. “Foi uma ação feita pelo poder público, pela Associação Enloucrescer e pelo nosso projeto de extensão”, destaca Hinkel. Agora, as iniciativas premiadas devem representar Santa Catarina na etapa Nacional da Mostra de Práticas Profissionais do Conselho Federal de Psicologia.