Empresa de SC doa máscaras para pessoal de Saúde da FURB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/04/2020] [14 h02]
Cem máscaras de uso profissional foram doadas pela empresa Rotoplast para uso do pessoal envolvido com as práticas de Saúde da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Trata-se do equipamento de proteção individual denominado Face Shield, destinado à proteção para funcionários de hospital e ambientes de alta aglomeração. A distribuição é feita pelo Comitê de Prevenção ao COVID19 da FURB, que planeja atendimentos ao público em parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau.
As máscaras doadas foram produzidas pela Rotoplast Climatizadores Evaporativos, do município de Maravilha, localizada no Oeste de Santa Catarina. O equipamento de acetato permite higienização e reutilização. Normalmente é usado por cima das conhecidas N-95, necessárias em Unidades de Tratamento Intensivo, serviços hospitalares de internação e também em postos de saúde.
A intermediação dessa doação foi feita pela Comunidade de Softwares Livres Hackathon Shift. O coordenador, Carlos Rogério Silva, informou que além da FURB outras cem máscaras foram doadas ao Hospital OASE, de Timbó. Carlos Rogério enfatizou a importância do envolvimento das comunidades e empresários “na linha de frente de ajuda ao próximo sobretudo nesse momento de falta de recursos”. As iniciativas de cunho social, ressalta, devem se unir para salvar vidas.
Operando por escala, em atendimentos presenciais agendados por telefone, a Universidade já distribuiu aos servidores máscaras de pano produzidas pelos cursos de Moda e Farmácia. Pelos corredores 35 novos displays foram abastecidos com álcool gel. As aulas continuam mediadas por tecnologias até o final do mês de maio, conforme decreto governamental.
Segundo o vice-reitor e coordenador do Comitê de Prevenção a COVID19, João Gurgel, as máscaras profissionais serão usadas por estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia que atuarem no projeto “Brasil Conta Comigo”, lançado pelo Ministério da Saúde em apoio à superação da pandemia da COVID19.
O projeto é um chamamento nacional pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, aos universitários, diante da emergência em saúde pública no caso da pandemia do coronavírus. Uma portaria governamental define estratégias que envolvem estudantes dos últimos semestres com ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).