Ensino médio conclui primeiro trimestre com tranquilidade

Ensino médio conclui primeiro trimestre com tranquilidade

Foto: Etevi

O primeiro trimestre letivo na Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI), o ensino médio da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi concluído com tranquilidade, segundo a direção da escola. O período de isolamento social iniciou no mesmo ritmo do ensino superior, ainda no mês de março, graças ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem tanto pelos universitários quanto pelos estudantes da ETEVI.
 
A comunidade escolar adaptou-se em tempo recorde às tecnologias e hoje as aulas mediadas em ambientes virtuais são uma realidade, materializadas nos cursos de graduação e pós graduação e também no ensino médio.
 
A direção da ETEVI  lembra que os primeiros trinta dias foram de aprendizagem ao novo sistema. “Nesse período de pandemia e isolamento social, a ETEVI teve que buscar uma adaptação tanto nas atividades avaliativas, atividades didático-pedagógicas, como na interação sala de aula, interação com nossos estudantes”, afirmou o diretor Manoel Fonseca Rocha.
 
As aulas estão acontecendo pela plataforma Microsoft Teams. Para as avaliações os professores usam recursos no AVA3. Na última semana de maio ocorreram as provas de final do trimestre, mobilizando toda a comunidade escolar “Nós, com muita tranquilidade, superamos, conseguimos realizar nossas ações”, avaliou o diretor, comemorando o fechamento do primeiro trimestre de forma totalmente diferente.
 
Para que isso fosse possível, os professores tiveram que se readequar para atender as demandas dos estudantes, com aprendizado e aprofundamento em tecnologias. Os docentes também auxiliam os alunos em atendimentos extraclasse, seja por chat ou e-mail. “Por mais que não seja um processo fácil, percebo que professores e estudantes estão se esforçando para lidar da melhor maneira possível para que assim suas atividades pedagógicas sejam consolidadas e assim desenvolver novos aprendizados”, afirmou Ricardo Kramer, professor de Biologia para os 1ºs e 3º anos da ETEVI.  
 
 “Tivemos atividades e exercícios no AVA3. Tivemos aulas ao vivo, pelo Teams,  que fez essa conexão aluno-professor ser maior, como se estivéssemos presencialmente. Assim que as aulas transcorriam, a gente tirava nossas dúvidas. Esse ano, com certeza vai marcar, vai ficar para a história”, disse a aluna do terceiro ano, Lana Coelho.
 
Durante todo esse período, a ETEVI mantém contato com os pais e responsáveis sobre o andamento das atividades da escola. A secretaria ainda criou um grupo no WhatsApp onde divulga novidades e alterações nos calendários acadêmicos.
 
Vestibulares
 
Uma das preocupações de alunos, professores e pais é referente ao calendário de provas e vestibulares no fim do ano, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foi adiado, mas ainda não tem uma data estabelecida. “A ETEVI estará preparada para desenvolver também as suas atividades de orientação, revisão de conteúdos e tudo aquilo que o estudante precisa para as provas como o Enem”, reforçou o diretor Manoel
Fonseca Rocha.