Estudante da FURB, paratleta é convocado para competição internacional no Japão
Por Lucas Adriano [08/09/2025] [16 h54]
Vencer dentro das pistas de corrida já se tornou uma rotina na vida do velocista José Edielisson de Oliveira, estudante do curso de Administração da FURB. Conciliando uma vida dedicada aos estudos e ao trabalho em uma indústria têxtil da região, o jovem já coleciona medalhas em competições nacionais disputadas em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Recentemente, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para representar a delegação do Brasil nas Surdolimpíadas de Verão que acontecem de 15 a 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.
Atualmente, Edielisson disputa as competições como membro da Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu), vinculada à Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC). Nas redes sociais, o jovem compartilha sua rotina de treinos realizados no Complexo Esportivo da FURB. Mesmo convocado para as Surdolimpíadas no Japão, ele ainda não conseguiu vencer uma outra barreira invisível do seu cotidiano, que é a financeira. Para isso, lançou uma campanha para auxiliar no custeio de sua participação no torneio internacional, que será em novembro.
Conforme a treinadora de Edielisson, Marina do Rocio Ferreira de Gang, egressa do curso de Educação Física da FURB, em sua estreia em uma competição nacional, no ano passado em Belo Horizonte (MG), conquistou medalha de ouro nas provas de 100 e 200 metros. Na prova de 400 metros, ficou com a prata.
Em maio deste ano, o estudante de Administração voltou a participar de um campeonato brasileiro em São Paulo (SP). Nele, tornou-se bicampeão nas mesmas provas, consolidando sua vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas para Surdos.
“Para mim é um privilégio enorme poder treiná-lo, pois ele é um jovem dedicado, trabalhador e extremamente responsável. (...) Recebemos de coração todo o apoio, torcida e vamos juntos apoiar o Edielisson rumo a essa grande conquista”, afirma a professora Marina de Gang, que integra a equipe de treinadores do Paradesporto de Blumenau.