Estudante do México que pesquisa influência da inteligência artificial na matemática realiza mestrado sanduíche na FURB

Estudante do México que pesquisa influência da inteligência artificial na matemática realiza mestrado sanduíche na FURB

Foto: Cinvestav - Divulgação

Após desembarcar no Brasil em 27 de fevereiro, Daniel Medina Alarcón está vivendo uma experiência única no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB. Enquanto mestrando em Matemática Educativa pelo Cinvestav, Centro de Investigações e Estudos Avançados do México, o jovem foi beneficiado pelo programa Move la América, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil, que permite com que ele realize um mestrado sanduíche na Universidade de Blumenau.

Orientado por Manuel Santos Trigo, Pós-Doutor em Educação Matemática e docente vinculado ao Instituto Politécnico Nacional do México, o mestrando possui como título da sua pesquisa “O uso do ChatGPT na resolução de problemas matemáticos”. Com foco em estudantes do ensino médio, a ideia de Daniel é conseguir introduzir esse novo tipo de tecnologia digital nos processos educacionais, tendo em vista que muitos dos alunos desta faixa etária já utilizam inteligência artificial em suas atividades.

“Queremos encontrar uma maneira de integrá-la para que eles produzam resultados efetivos, que eles não vejam a inteligência artificial, esses chatbots, simplesmente como um solucionador de problemas, algo que resolva tarefas para eles, mas sim como uma ferramenta que lhes dará a oportunidade de refletir sobre”, descreve Daniel Medina Alarcón.

A base teórica do trabalho de Daniel utilizará de autores mexicanos e estadunidenses que falem sobre matemática educativa e resolução de problemas. Entretanto, com sua vinda ao Brasil intermediada pela professora Janaína Poffo Possamai, do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências Naturais e da Matemática (PPGECIM) da FURB, o jovem afirma que está buscando autores brasileiros com publicações nesta área.

Conforme o próprio mestrando, ele ficará até dia 30 de maio em Blumenau, quando partirá, por razões particulares, para outras capitais brasileiras. Em seguida, retornará ao México para dar andamento à pesquisa.

Segundo ele, houve um leve choque cultural com relação ao clima, gastronomia e as suas rotinas na comparação entre o Brasil e o México, sendo que ele ainda está se adaptando a esta nova realidade. Após concluir sua graduação em Licenciatura em Física, com desejo de seguir carreira acadêmica, Daniel afirma que pretende retornar à FURB após defender a dissertação, para revisitar a Universidade onde foi acolhido enquanto bolsista de pós-graduação.