Estudantes da FURB recebem profissionais em conversa sobre a realidade da residência médica em três hospitais de Blumenau
Por Lucas Adriano [20/05/2025] [17 h40]
Considerada como uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços, a residência médica é motivo de interesse por muitos estudantes de Medicina. Pensando nisso, a Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica da FURB convocou uma roda de conversa na noite de terça-feira (13), na sala J-402, com três médicos residentes ou que passaram por este processo.
“A ideia dessa atividade foi tornar acessível esse conhecimento da residência para os alunos, que às vezes é uma realidade tão distante de entender. Como é a rotina de um residente, como funciona, o processo de entrada, como é o serviço, como é a relação com os chefes, trazer um pouco mais dessa rotina de forma descontraída. Essa ideia surgiu das demandas dos estudantes, conversada de uma forma bem tranquila e trazer como é essa rotina do médico residente” explica Eduarda Bormanieri, estudante do oitavo semestre do curso de Medicina da FURB e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Clínica (LACC).
Boa parte do público que assistiu à roda de conversa é composto por estudantes dos primeiros semestres de Medicina da FURB. Os organizadores se empenharam em contemplar cada um dos três hospitais de Blumenau que recebem profissionais para tais atividades: Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Isabel e Hospital Santa Catarina. O objetivo é que os estudantes tenham um entendimento melhor do dia a dia e da infraestrutura de cada unidade.
Entre os convidados, estiveram a egressa do curso de Medicina da FURB Christine Bouwman, hoje residente do Hospital Santo Antônio; a médica Aline Caramori, graduada em Medicina pela UFSC, que já concluiu o período de residência pelo Hospital Santa Isabel e que hoje trabalha no Hospital Beatriz Ramos em Indaial; e Fernando Zaramella, médico formado em Paracatu (MG) pelo Centro Universitário Atenas, que está no primeiro ano de residência médica no Hospital Santa Catarina de Blumenau. Os profissionais mencionaram a forma como os médicos residentes são tratados pelos profissionais que realizam seus treinamentos, as dúvidas que podem surgir durante a residência médica e possibilidades de opção por especialidades médicas a partir do momento em que o médico opta pelo processo de residência, passando por entrevista, seleção e recrutamento bastante rigorosos.
Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre a roda de conversa com os médicos residentes: