Estudantes de Medicina da FURB fazem intercâmbio em hospitais do exterior

Estudantes de Medicina da FURB fazem intercâmbio em hospitais do exterior

Foto: Acervo pessoal

O intercâmbio em hospitais no exterior é uma das oportunidades oferecidas aos estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por meio dessa modalidade, os estudantes podem fazer estágio em vários hospitais do mundo e permanecer por até 40 dias. O coordenador do curso de Medicina, professor Leandro Haas, explica que o Certificado de Acreditação conquistado pelo curso permitiu ampliar a gama de instituições que recebem os estudantes da FURB. O certificado é concedido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), entidade nacional que segue os padrões da Federação Mundial para Educação Médica (World Federation for Medical Education/WFME), motivo pelo qual estudantes de Medicina da FURB agora podem ser aceitos para estágios nas maiores universidades dos Estados Unidos e seus respectivos hospitais.

Thaís Janaína Crukil, estudante da nona fase do curso de Medicina da FURB, fez intercâmbio de um mês em um Hospital de Hamburgo, na Alemanha, em abril deste ano. Durante esse período, teve a oportunidade de conhecer a rotina do hospital e acompanhar a realização de cirurgias, além de vivenciar uma experiência cultural única.

Além de enviar estudantes para outros países, a FURB também recebe alunos estrangeiros de Medicina. Aizea Arrizabalaga veio da Espanha e acompanhou as atividades do Hospital Universitário da FURB ao longo de um mês: “eu queria fazer intercâmbio, fosse no Brasil ou em outro lugar, para ver como funciona o sistema de saúde em outros países. Você sai da sua zona de conforto e o Brasil me parecia um bom destino, em que as coisas poderiam ser bem diferentes da Espanha”.

Os estudantes de Medicina da FURB são orientados a procurar o intercâmbio a partir da metade do curso, depois de passarem por disciplinas básicas, como Anatomia e Fisiologia, por exemplo. A articulação com os hospitais do exterior é feita pelos próprios alunos, por meio da IFMSA (International Federation of Medical Students Associations), entidade internacional que agrega estudantes de Medicina de todo o mundo e divulga editais anuais com as oportunidades de intercâmbio. Os estudantes interessados também podem procurar o Departamento de Medicina para outras informações.