FURB na Alesc em homenagem à Acafe
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [09/05/2019] [16 h44]
Como uma das 16 instituições de ensino superior que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a FURB prestigiou a sessão solene especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) que marcou os 45 anos da Acafe. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 8 de maio, em Florianópolis. A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola acompanhou a cerimônia e também foi homenageada, com os demais reitores, por liderar o desenvolvimento de uma universidade comunitária no estado.
O sistema Acafe reúne 11 universidade e cinco centros universitários, abrangendo 53 municípios, com cerca de 150 mil alunos, 9 mil professores e 6 mil colaboradores. A ligação com a FURB surge nas origens: a criação da Acafe deu-se em Blumenau, em 2 de maio de 1974, data do aniversário de dez anos da FURB, que alcança 55 anos em 2019.
A presidente da Comissão de Educação da Alesc, Luciane Carminatti (PT), discursou na sessão sobre o legado da Acafe para democratização do ensino superior catarinense e anunciou dois seminários de âmbito nacional, na Alesc, para debater temas como Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Plano Nacional de Educação e o papel da ciência para a educação. “No dia 7 de junho e em agosto vamos debater estes temas com presidentes e vice-presidentes de comissões de educação das Assembleias Legislativas de todo o país e com a comunidade escolar”, antecipou. Ao homenagear a associação das fundações, Carminatti reconheceu que “não estaria onde estou sem esta instituição na minha vida. Sou filha da Acafe.”
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), destacou que também concluiu graduação em universidade comunitária e ressaltou o compromisso da Acafe no desenvolvimento das regiões onde atua: “o papel comunitário abrange serviços de saúde como clínicas laboratoriais, distribuição de remédios, além de assessoria jurídica, apoio à economia solidária, recuperação do meio ambiente e outros tantos serviços.”
Durante a solenidade, três personalidades receberam homenagens especiais: Osvaldo Della Giustina (primeiro presidente da Acafe; atuou entre 1974 e 1976), Claudio Alcides Jacoski (atual presidente da entidade) e Paulo Ivo Koehntopp (secretário-executivo da Acafe). Jacoski lembrou que o Artigo 170 da Constituição Estadual, que financia bolsas aos estudantes, foi um marco na história: “o Artigo 170 é o motivo de funcionamento das nossas instituições, permitindo o acesso ao nível superior de um grande número de pessoas.”
Emocionado, o primeiro presidente Della Giustina afirmou que a “sensação, só quem tem 80 anos como eu, pode sentir. Sobretudo por ser lembrado junto a uma imensa árvore, cuja semente nós plantamos há 45 anos”. Crítico da situação em que se encontra a educação brasileira, Della Giustina observou que o país ocupa 117ª posição em ranking mundial. “As universidades não podem ser cúmplices desse processo. Precisamos preparar as pessoas para um mundo em transformação”, defendeu. Os reitores das instituições de ensino que hoje compõe a Acafe também receberam certificados.