“A FURB não deve nada”, afirma Reitora da FURB na Câmara de Vereadores

“A FURB não deve nada”, afirma Reitora da FURB na Câmara de Vereadores

Foto: Gustavo Bruch Féo

A Reitora Marcia Sardá Espindola ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Blumenau, durante a Sessão Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (6). Em pauta, os dados relativos ao impacto comunitário de projetos de pesquisa e de extensão realizados pela FURB, bem como dados financeiros e acadêmicos do cotidiano da Universidade.

Com a presença de estudantes e servidores da instituição na plateia, a Reitora destacou a retomada consolidada no número de estudantes que a Universidade obteve ao longo dos últimos quatro anos, além do recorde no número de calouros alcançado neste primeiro semestre de 2025, o melhor resultado na última década. Atentamente, os parlamentares blumenauenses acompanharam a exposição dos dados, que comprovam a constante melhoria dos índices de avaliação dos cursos da Universidade, o recredenciamento pelo qual a FURB passou, obtendo nota máxima pela primeira vez em sua história, a diminuição da taxa de evasão e o incremento no número de bolsas concedidas principalmente a estudantes que são oriundos de escolas públicas.

O sucesso do programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado de Santa Catarina, foi destacado ao longo da exposição realizada pela Reitora, exaltando os 1846 estudantes que já recebem bolsa de estudo integral para seu curso. Marcia destacou que agora os estudantes de menor renda podem escolher a graduação que desejam cursar na Universidade que sonharam estudar. Pontuou também o legado de mais de 60 mil egressos que a FURB possui, em sua atuação há mais de seis décadas. Outro destaque é a mobilização da administração superior da Universidade para captação de recursos junto a órgãos de fomento para projetos de pesquisa e extensão, assim como a captação de emendas parlamentares para promoção de eventos culturais, criação de novos laboratórios e melhorias estruturais.

A Reitora destacou que a FURB conta com 80 projetos de extensão ativos e em contato direto na comunidade e atenderam 35.574 pessoas em 2024, formando uma rede de atendimento indireto de mais de 230 mil cidadãos. Apenas no segmento saúde, a FURB realizou 25.737 atendimentos em suas Clínicas da Saúde, 2.344 atendimentos em suas 4 Clínicas de Odontologia, 12.269 atendimentos fisioterápicos, 661 atendimento a bebês de risco, e 2.406 atendimentos veterinários. Na área do Direito, o Núcleo de Prática Jurídica da FURB atendeu gratuitamente 2.078 pessoas em 2024, auxiliando ativamente em suas vidas. Somam-se também 38.823 beneficiados dos projetos de Educação em Ciências e Matemática da FURB, como também o Programa de ressocialização de apenados, que atendeu 8.658 no ano passado. O impacto da pesquisa e da inovação da FURB também foram citados pela Reitora, com 289 consultorias prestadas à empresas no último ano, 29 patentes registradas, 35 novos produtos industriais, desenvolvimento de 12 programas de computador e 2.000 trabalhos técnicos em uma rede de 118 parceiros em 7 municípios da região.

“Hoje, diversificar as receitas também é bem importante, então vejam como crescemos na prestação de serviços. No ano passado, arrecadamos R$ 18,65 milhões só na prestação de serviços. Fizemos o maior concurso do Estado de Santa Catarina, que foi todo elaborado, organizado e aplicado pela FURB. (...) E o mais importante, a FURB não deve nada. Temos o parcelamento do ISSBLU sim, mas ele está sendo pago rigorosamente em dia. Não devemos para nenhum fornecedor e a prefeitura nunca precisou colocar recursos para nós. Então é isso, estamos a total disposição de vocês e temos total transparência”, afirmou a Reitora Marcia Sardá Espindola durante sua fala aos vereadores.

Na prestação de serviços a órgãos públicos e privados, a Reitora destacou o trabalho de atualização das cotas de enchente das ruas de Blumenau, também já realizado em parceria com outros municípios, além de outras licitações para prestação de serviços das quais a FURB participa. Nestas atividades, não houve apenas um incremento expressivo de recursos recebidos, mas também uma grande mobilização de seus estudantes e principalmente o seu corpo docente, em permanente atualização, para realizar com excelência e zelo os serviços para os quais a FURB foi contratada.

A Reitora deixou claro aos parlamentares que 2025 é o melhor ano de sua gestão à frente da Universidade, relembrando que a FURB se adaptou rapidamente ao cenário pandêmico e a novas tendências tecnológicas existentes no âmbito educacional, com foco na inovação. Marcia também enfatizou que outros desafios foram vencidos ao longo dos últimos anos, com foco em contingenciamentos pontuais e racionalização no uso de recursos que a Universidade dispõe em caixa atualmente.