FURB pode se tornar um Centro de Referência Paralímpico

FURB pode se tornar um Centro de Referência Paralímpico

Foto: Gregory Martins

A Universidade Regional de Blumenau foi escolhida para ser um dos vinte novos Centros de Referência Paralímpicos do Brasil. O convite veio do Comitê Paralímpico Brasileiro que, após relacionamento consolidado com o município de Blumenau, selecionou o complexo esportivo da FURB, onde são realizados os treinos do programa Paradesporto de Blumenau. A Universidade foi a única instituição de Santa Catarina indicada.
 
A proposta ainda não foi assinada pelas entidades envolvidas, mas a aprovação promete trazer recursos em estrutura física, além de novas metodologias para a FURB. Os benefícios poderão ser aproveitados pelo curso de Educação Física e para todos os estudantes que frequentam a prática desportiva.
 
Segundo a coordenadora do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, o convite é fruto de um longo trabalho realizado pela prefeitura de Blumenau em parceria com a FURB. Esta cooperação tem  resultado no desempenho de grandes atletas regionais que foram destaque nacional e mundial.
 
O Comitê Paralímpico Brasileiro busca concentrar os centros de referência nas universidades. Isso porque além da estrutura física, as instituições possibilitam o auxílio de psicólogos, nutricionistas e técnicos, através dos projetos de pesquisa e extensão que aproximam acadêmicos e atletas.
 
O projeto já foi aprovado pelas três entidades envolvidas: Universidade Regional de Blumenau, Prefeitura de Blumenau e Comitê Paralímpico Brasileiro. Faltam apenas formalizações para que a solicitação seja oficialmente encaminhada e concluídas.
Para a reitora Marcia Sardá Espindola a FURB é mais do que um local onde se pratica o esporte. É também um espaço que possibilita o acompanhamento da nutrição, fisioterapia, psicologia e outras áreas necessárias para o melhor desenvolvimento do atleta e que “por todo o nosso histórico sabemos que temos condições de sermos um Centro de Referência Paralímpico Nacional”.
 
Recepção dos atletas
 
Parte do motivo que chamou a atenção do Comitê Paralímpico Brasileiro para a FURB foram os atletas apoiados pela Universidade. Na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto,  a reitora Marcia Sardá recepcionou os times apoiados pela FURB em seu gabinete e parabenizou a equipe pelo desempenho nos 63ª Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que ocorreram em julho no município de Joinville.
 
A Universidade Regional de Blumenau participou com 56 atletas nas modalidades badminton masculino e feminino, natação masculino e feminino, voleibol feminino, handebol feminino, futsal feminino, natação feminino e masculino e atletismo. Ao fim do campeonato a FURB ficou em 7º lugar na classificação geral e trouxe para casa quatro troféus.