FURB realiza evento para auxiliar estudantes na escolha profissional

FURB realiza evento para auxiliar estudantes na escolha profissional

Foto: Gregory Martins - FURB

Mais de 800 oficinas de todas as áreas do conhecimento foram ofertadas aos alunos do ensino médio de Blumenau e região

 

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou nesta quinta-feira (29), o Interação FURB, tradicional evento que auxilia os estudantes na escolha profissional. A edição de 2022 ofertou mais de 800 oficinas sobre profissões e futuro, que ocorreram nos quatro campus universitários, além do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Ao longo do dia, mais de 6 mil estudantes inscritos puderam aproveitar diversas atividades e esclarecer suas dúvidas a respeito da escolha das suas carreiras, assim como conhecer a fundo as possibilidades ofertadas pela FURB. “A ideia é que os jovens vivenciem o ambiente da universidade, conheça ou tenha uma experiência do curso, e ele também pode tirar suas dúvidas sobre aquele curso com oficinas e atividades relacionadas a aquele curso”, explica a coordenadora de comunicação e marketing da Instituição, Fernanda Ostetto.

A estudante do terceiro ano, Amanda Seid, aprovou a iniciativa. “Pudemos ter uma ideia concreta do que cada curso oferece e o que podemos levar para a nossa vida se seguirmos tal carreira”. Além de conhecer as especificidades dos 40 cursos da Instituição, os alunos também puderam conhecer melhor a Universidade por meio das oficinas institucionais ofertadas que abordaram questões como ensino de Idiomas, intercâmbio universitário e as bolsas de estudo.

O evento aconteceu durante todo o dia, das 8h15 às 21h15 e possibilitou que as pessoas transitassem entre os câmpus da Universidade, a partir da oferta de transporte gratuito. Empresas de formatura também foram parceiras do evento disponibilizaram cabine de fotos e foto 360º para que os estudantes pudessem deixar registrado sua participação e guardar lembranças desse dia especial.

Além dos alunos do Ensino Médio que visitam a Universidade, o evento movimenta os acadêmicos da própria Instituição, que já passaram por ele e sabem da importância que possui. “Eu tinha uma ideia do curso que eu gostaria de fazer, mas após participar do evento em 2019, com as oficinas e os professores, eu decidi o que eu queira fazer. Este ano vim participar como um ajudante voluntário, estou aqui desde manhã, foi bem cansativo, mas muito bom”, conta Gabriel Androvandi Assink.

Reportagem elaborada pelos estudantes de Jornalismo Bruna Friedel, Caçane Maloz, Enzo Kawakubo, Gabriel Langaro, Gabriel Cestari, Guilherme Peters, Isabela Gorges, Thiago Marques, sob supervisão da professora Clarissa Josgrilberg Pereira.

 

A reportagem em vídeo é da FURB TV.