FURB recebe professores e pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia

FURB recebe professores e pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia

Foto: Lucas Adriano

Docentes e pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, estiveram na FURB para conhecer os diversos espaços da universidade e para troca de conhecimentos nas áreas da Ciência da Computação e Desenvolvimento Regional. A visita aconteceu no dia 25 de setembro, e o encontro foi intermediado pelos professores Marcos Mattedi, responsável pelo Núcleo de Estudos para a Tecnociência da FURB, e Aurélio Hoppe, coordenador do curso de Ciência da Computação da FURB.

 

“Cooperar é sempre importante com qualquer universidade ou instituição, no sentido de colaborar, de somar as expertises e gerar produtos que venham a favorecer a sociedade. E essa parceria com a UNIR de Rondônia é uma parceria de soma, a gente tem um certo conhecimento da nossa região e da área de computação, eles têm da região deles, do agro, e nós buscamos unir essas expertises para gerar informações para ambos”, explicou o professor Aurélio.

 

Dentre as trocas de informações entre as instituições, está o Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão, o Sigad da FURB, que foi levado para Rondônia e inspirou o Siscac, Sistema de Informações Socioeconômicas e Empresariais do Município de Cacoal. Um exemplo de sucesso para o desenvolvimento regional rondoniense diante da soma de expertises da Universidade Regional de Blumenau com a UNIR.

 

“A gente tem dados de turismo, socioeconômicos, do IBGE, e pegando os vários dados da nossa região, estamos aos poucos colocando no sistema e cada vez mais estamos melhorando esses dados para contribuir com a implantação de empresas e demais iniciativas em Cacoal e região”, destacou o professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia, Carlaile Largura do Vale.

 

A visita a Blumenau contou ainda com a participação do professor Charles Carminati de Lima, egresso do Doutorado em Desenvolvimento Regional da FURB e hoje docente da UNIR, e com a presença do professor Luciano Félix Florit, orientador da tese de doutorado de Charles sobre as comunidades extrativistas no contexto do padrão de desenvolvimento em Rondônia.