FURB receberá estudantes estrangeiros em 2025 por meio do PEC-G
Por Camila Maurer [10/12/2024] [17 h29]
Programa oferece vagas gratuitas em cursos de Graduação no Brasil
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) receberá 12 estudantes estrangeiros para cursar a Graduação de forma gratuita por meio do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os estudantes selecionados vêm de Angola, Guiné Bissau, Benim, Burkina Faso, República Democrática do Congo, República do Congo e Togo para cursar Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Jornalismo, Marketing e Letras – Português e Inglês.
Bruno Tomio, responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da FURB, explica que, no primeiro semestre de 2025, a universidade vai receber estudantes de países lusófonos - Angola e Guiné Bissau - para cursar Ciências Contábeis e Comércio Exterior. A partir do segundo semestre de 2025, a universidade receberá também estudantes de países que não têm o português como língua principal, o que exige a participação em uma prova para avaliar o domínio do idioma e definir se estão aptos a preencher as vagas.
Além de oferecer o benefício de uma graduação gratuita aos estudantes estrangeiros, o programa também proporciona oportunidades de diálogo intercultural para os estudantes brasileiros. “Essa diversidade e interculturalidade que a FURB está oferecendo a seus estudantes é excepcional. É algo realmente único na região, então a população de Blumenau pode vir à FURB e ter uma experiência internacional mesmo sem sair do país, com estudantes estrangeiros, com programas de idiomas, com o Idioma Sem Fronteiras. A gente tem essa internacionalização em casa”, enfatiza Tomio.
Sobre o PEC-G
O programa, mantido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), existe desde 1965 e oferece vagas gratuitas para graduação completa em instituições de Ensino Superior no Brasil. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a internacionalização do Ensino Superior no Brasil, fortalecer os laços com nações amigas, cooperar para a formação de recursos humanos nos países participantes e expandir o horizonte cultural dos estudantes brasileiros.
Atualmente, participam do programa 74 países que possuem acordo de cooperação educacional, cultural ou científica com o Brasil. O continente africano reúne o maior número de países participantes (29 países), seguido pela América Latina e Caribe (28 países), Ásia (10 países) e Europa (7 países).