FURB renova acordo de cooperação com a Universidade do Minho para mobilidade internacional de estudantes com foco em pesquisa

FURB renova acordo de cooperação com a Universidade do Minho para mobilidade internacional de estudantes com foco em pesquisa

Foto: Acervo pessoal

A FURB e a Universidade do Minho, em Portugal, renovaram recentemente um acordo de cooperação já existente entre as instituições que permite a mobilidade de professores e estudantes na realização de pesquisas e trabalhos conjuntos tanto na região de Blumenau quanto nas regiões portuguesas onde a Universidade do Minho possui seus campi. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB), por exemplo, este acordo já permitiu recentemente a realização de um doutorado em cotutela sobre educação literária, com foco em letramentos científicos acadêmicos, avaliando a realidade tanto de escolas da região do Vale do Itajaí quanto em regiões específicas de Portugal.

“É um trabalho que dá continuidade a parcerias que nós na FURB já temos com a Universidade do Minho há muitos anos, especificamente para contribuir nas orientações de pesquisas que são realizadas. No meu caso, sou representante aqui do PPGE, num diálogo para essa adenda com o Instituto de Educação da Universidade do Minho. (...) Já produzimos pesquisa conjunta, coleta de dados lá e aqui, já realizamos parcerias de evento, desde 2022 temos em comum uma doutoranda aqui do PPGE, da qual temos um professor português como coorientador (...) e mantemos esse vínculo aberto, consolidado”, explica Adriana Fischer, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB.

Imagem
Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

A docente enfatiza que tal acordo de cooperação também beneficia pesquisadores de outros programas de pós-graduação. É válido destacar que, além da facilidade com o idioma, existem oportunidades acadêmicas a serem exploradas para além de Portugal, sabendo que o país é integrante da União Europeia e recebe historicamente muitos estudantes da Universidade Regional de Blumenau, seja para intercâmbio, pós-graduação em cotutela ou doutorado-sanduíche.

Assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre a renovação deste acordo de cooperação: