G6 de Blumenau se aproxima da FURB com reunião na reitoria
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [22/07/2019] [16 h25]
Lideranças empresariais de Blumenau reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, com a reitora da Universidade Regional de Blumenau, Marcia Sardá Espíndola e o vice João Gurgel. Em pauta a aproximação da FURB com as entidades engajadas a promoverem o desenvolvimento da região.
A reunião fez parte dos encontros do G6, grupo formado pela Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Intersindical Patronal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Blumenau), Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe), Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codec), Vice-Presidência do Vale do Itajaí na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Observatório Social de Blumenau (Osblu) e Prefeitura Municipal de Blumenau.
O objetivo foi estreitar os laços da FURB com as entidades que integram o G6, coordenado por Avelino Lombardi, presidente da ACIB. A iniciativa surgiu após convite da reitoria. “Para mostrarmos o que temos feito, nosso potencial e também a abertura da FURB para a comunidade. Como o G6 é um grupo representativo, nós entendemos a importância de uma reunião ser feita aqui”, destacou a reitora Marcia Sardá.
O G6 tem como propósito discutir os problemas da cidade, a integração com o poder público, unindo forças para o desenvolvimento de Blumenau e região. “A FURB é muito importante para a região e o estado. E o G6 tem interesse de contribuir de alguma forma para que a universidade esteja cada vez mais forte, pois nós entendemos que ela tem importância fundamental no crescimento e desenvolvimento da nossa região”, ressaltou Avelino Lombardi.
O poder executivo municipal também esteve representado. “É importante essa aproximação, o diálogo, o conhecimento do que acontece na FURB, que tem uma história e temos que respeitar e trabalhar para que se fortaleça ainda mais”, comentou César Botelho, chefe de gabinete da prefeitura de Blumenau.
Além da aproximação com a FURB, um assunto importante da reunião foi sobre a gestão do Centro de Inovação de Blumenau, construído pelo Governo do Estado de Santa Catarina no campus 2 da Universidade. A formação e capacitação de servidores do poder executivo municipal, da indústria regional e outras demandas fizeram parte do encontro. A reitora Marcia Sardá Espindola, ao apresentar dados sobre o potencial da FURB em ensino, pesquisa e extensão, destacou que a formação superior ofertada pela instituição é alavanca para o processo de desenvolvimento local. Convidou os membros do G6 a apresentarem as demandas para o ensino superior e colocou-se à disposição para ouvi-los, inclusive por entender que a Universidade precisa saber como o mercado está recebendo os egressos da instituição. Sabe-se que o diploma da FURB é valorizado, “mas o desenvolvimento é um processo de diálogo contínuo”, ressaltou a reitora.
Participaram da reunião Avelino Lombardi, Charles Schwanke (da Acib), Hélio Roncáglio (CDL), Romualdo Marchinhacki e Denise Demmer (OAB-Blumenau), Elson Shutz e Enio Bagatolli (Ampe), Leonardo Moser (Codeic), Ulrich Kuhn (Fiesc Vale), Jorge Lobe (Osblu), Anderson Rosa e Cesar Botelho (Prefeitura de Blumenau), Marcia Sardá Espindola, Cláudia Lima Duarte da Silva e João Luiz Gurgel, da FURB.