Grupo de pesquisa da FURB aprova projeto com parceria em Portugal para fortalecer a internacionalização
Por Lucas Adriano [06/02/2025] [16 h07]
Após a conclusão da tese de Doutorado de um pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da FURB, em cotutela com a Universidade do Minho, em Portugal, o ano de 2025 começa com novidades para os mestrandos e doutorandos da FURB. Trata-se do Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior, que teve o docente Tarcisio Pedro da Silva, do Departamento de Administração, contemplado pelo Edital n° 22/2024 da Chamada Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O valor aprovado é de R$ 250 mil, que será utilizado para incentivar o intercâmbio acadêmico na formação de mestrandos e doutorandos do Grupo de Pesquisa em Finanças e Investimentos da FURB, bem como a possibilidade de serem feitos investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento de metodologias inovadoras em pesquisas, ferramentas sofisticadas e máquinas com capacidade de processamento de grande volume de dados para o grupo, vinculado ao PPGCC. Com relação ao intercâmbio acadêmico, existe a possibilidade de parcerias junto a pesquisadores da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior.
“Esse projeto também vai nos possibilitar investimentos no nosso Laboratório Digital de Pesquisa, que vai nos ajudar muito nas nossas atividades no dia a dia. Que o pesquisador tenha infraestrutura, capacidade computacional, acesso à base de dados, softwares estatísticos a partir do nosso laboratório, para podermos a partir disso desenvolvermos cada vez mais pesquisas com potencial para submissão, aceite e apresentação em conferências e eventos a nível internacional”, destaca o pesquisador Samuel Lyncon Leandro de Lima, doutor com dupla titulação pelo PPGCC/FURB, que está em seu estágio pós-doutoral.
A aprovação deste trabalho propiciará o aprofundamento de pesquisas com a participação de professores catedráticos portugueses como Manuel Armada (Universidade do Minho), Zélia Serrasqueiro (Universidade da Beira Interior) e da pesquisadora brasileira Luciana Barbosa (Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE). Outro ponto destacado pelos envolvidos no projeto é a inserção de mais mestrandos e doutorandos da FURB em eventos acadêmicos relevantes do segmento no exterior, como o European Finance Congress.