I Fórum FITUB será no Teatro Carlos Gomes
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [27/06/2019] [15 h26]
Estão abertas as inscrições para o I Fórum do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) que acontecerá no sábado, dia 6 de julho, no auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, das 9 às 18 horas. “Cultura, formação e impactos sociais do teatro” será o tema que mobilizará o evento. É aberto a interessados, com vagas limitadas e deve reunir os principais agentes envolvidos com o tradicional festival, que teve a data de realização em 2019 adiada.
O coordenador do FITUB e professor de teatro da Universidade Regional de Blumenau, Fábio Luís Hostert, explica que o fórum foi marcado para a mesma semana que estava prevista a 32ª edição do festival, com o objetivo de repensar o panorama teatral impactado pelo festival: “ ideia é reunir experiências, anseios e ações concretas para tentarmos reverter um pouco dessa situação da cultura bastante debilitada em nosso país. O adiamento do FITUB vai servir como ponto de partida, para ampliarmos experiências para outros lugares que ocupamos como produtores culturais . Esperamos que a comunidade artística e não só a comunidade teatral, mas produtores e empresários também participem”.
Programação no dia 06 de julho
Local: auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes
8h30 - credenciamento e café da manhã
9h - Abertura e apresentação do Fitub pelo coordenador Fábio Hostert
9h30 - Roda de conversa com público e convidados sobre “O cenário do teatro nacional e perspectivas de formação acadêmica, artística e de plateia”. A proposta é de que a partir da realidade atual, tendo o Fitub como um sintoma, os convidados apresentem suas experiências em criação e produção de projetos culturais, colocando em perspectiva desafios presentes do cenário cultural/formativo no Brasil. Mediador: Roberto Murphy – diretor teatral e coordenador do curso de Teatro da Furb.
Convidados: Bárbara Biscaro (atriz, diretora, professora da Universidade do Estado de SC - Udesc), Lígia Tourinho (artista, professora do Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do RJ – UFRJ e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan/UFRJ); integra a diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA) e Pépe Sedrez (ator, diretor, integrante da Cia Carona de Teatro e do Movimento Teatrando).
11h – Microfone aberto
12h – Intervalo
13h30 - Conversa formativa seguida de dinâmica em grupos, com a presença de Qhiá Salla, produtor e presidente da Federação Catarinense de Teatro (Fecate).
15h45 – Intervenção artística
16h – Café da tarde
16h30 – Encaminhamentos práticos a partir dos grupos.
18h – Finalização
As inscrições podem ser feitas aqui
A FURB TV conversou com o coordenador do FITUB, professor Fábio Luís Hostert: