Juntos Direito e Engenharia de Produção compartilham saberes

Juntos Direito e Engenharia de Produção compartilham saberes

Foto: Curso de Direito

Os saberes do Direito e da Engenharia de Produção estiveram unidos nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de outubro em aulas intercursos, com a participação de egressos e doutores das graduações dessas áreas na Universidade Regional de Blumenau. Tecnologia, gestão de informação e processos organizacionais foram o foco do encontro.
 
Mariane Heck, egressa do Curso de Engenharia de Produção da FURB, apresentou aos alunos do curso de Direito a possibilidade de aplicação da Tecnologia “Value Stream Design for indirect Areas”, direcionada para escritórios de advocacia. A interação partiu de um convite formulado em conjunto pelos professores doutores Rodrigo dos Santos Cardoso, da Engenharia da Produção  e Alejandro Knaesel Arrabal, do Direito.
 
“A FURB é um espaço muito rico em possibilidades de diálogo e fomento à inovação. Iniciativas que aproximem os alunos de cursos distintos representam um fator estratégico para a formação profissional presente e futura”, comenta o professor Arrabal, que leciona a disciplina Direito e Tecnologias. Segundo ele o Direito precisa ampliar seus horizontes em relação aos conhecimentos que permeiam áreas tecnológicas de gestão de informação e processos organizacionais.
 
Em seu estágio no curso de Engenharia de Produção da FURB, Mariane Heck teve a oportunidade de diagnosticar e propor soluções relevantes para tornar mais eficiente a logística de um escritório de advocacia da região. “Atuar junto a organizações que prestam serviços é uma frente extensionista muito relevante para as engenharias, especialmente em razão do valor significativo que os bens intangíveis assumem na atualidade” explica Rodrigo Cardoso, professor da disciplina Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) e orientador de Mariane em seu estágio.
 
Para Heck a experiência com os alunos do Direito foi muito gratificante. “A troca de conhecimentos mostrou que existem muitas oportunidades para trabalhos e pesquisas conjuntas com os alunos e professores dos cursos de Engenharia de Produção e Direito”, ressaltou.