Mestrado em Saúde Coletiva promove capacitação
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [31/07/2018] [08 h33]
O Mestrado em Saúde Coletiva da FURB, em parceria com Coordenadora Municipal das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau, está promovendo uma capacitação para profissionais de saúde em plantas medicinais e fitoterapia (PICS) no SUS. Ao todo serão três encontros. Dois deles já ocorreram nos dias 5 e 19 de julho. O próximo será dia 6 de setembro.
Esta capacitação é parte da dissertação da mestranda Tereza Cristina Léo Galvão, do mestrado em Saúde Coletiva (PPGSC) da FURB, e foi idealizado após dissertação em Blumenau pelo Dr. Gerson Matos (Médico), a respeito do uso da fitoterapia e das plantas medicinais pelos profissionais atuantes nas Estratégias de Saúde da Família.
A fitoterapia é uma terapia caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas e está prevista na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), lançada em 2006 pelo Ministério da Saúde.
O resultado positivo a favor desta prática integrativa favoreceu a promoção da capacitação anteriormente em Gaspar e agora em Blumenau. A capacitação foi dividida em três etapas, todas desenvolvidas na Escola Técnica do SUS.
Para viabilizar este curso, articulou-se uma equipe formada pelas mestrandas em Saúde Coletiva - Ramona Galhotto e Tereza Cristina Léo Galvão, a Profa. e Orientadora, Dra. Ana Lúcia Bertarello Zeni, a Profa. Dra. Fabiana Figueredo Molin De Barba, o Prof. Dr. André Luís de Gasper, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e Curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein da FURB e a Profa. Farmacêutica Msc. Maike Lia Fadl de Krausser do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da familia) do município de Indaial.
Os temas abordados incluíram o reconhecimento das plantas medicinais, formas de preparo, indicações e contraindicações, toxicidade, frequência de uso e interações medicamentosas.