Mestranda avalia hora-atividade na rede municipal de ensino
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [21/02/2018] [16 h16]
Foto: Divulgação
A mestranda Jéssica Rautenberg, do Programa de Pós-Graduação em Educação, apresenta nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a dissertação que avalia a hora-atividade na rede municipal de ensino de Blumenau.
Orientada pela professora Rita Buzzi Rausch, Jéssica definiu como campo de investigação 12 Centros de Educação Infantil - CEIs de diferentes regiões da cidade de Blumenau. Os resultados evidenciaram que o tempo destinado à hora-atividade está definido por Lei, mas o espaço adequado ainda não é realidade em todos os CEIs. A formação continuada na hora-atividade acontece em muitos CEIs, mas predomina uma perspectiva individualizada de formação.
As professoras entrevistadas pela mestranda mencionaram a falta de relação entre teoria e prática nas formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, sinalizando a necessidade das formações partirem da realidade de cada CEI e apontaram que as rotinas pedagógicas podem ser momentos de trocas entre os pares e, consequentemente, de formação.
A mestranda recomenda ampliação do tempo da hora-atividade para 33% da carga horária semanal, conforme previsto em lei, bem como uma maior cultura de valorização da hora-atividade como um tempo/espaço profícuo à formação continuada de professores.
Orientada pela professora Rita Buzzi Rausch, Jéssica definiu como campo de investigação 12 Centros de Educação Infantil - CEIs de diferentes regiões da cidade de Blumenau. Os resultados evidenciaram que o tempo destinado à hora-atividade está definido por Lei, mas o espaço adequado ainda não é realidade em todos os CEIs. A formação continuada na hora-atividade acontece em muitos CEIs, mas predomina uma perspectiva individualizada de formação.
As professoras entrevistadas pela mestranda mencionaram a falta de relação entre teoria e prática nas formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, sinalizando a necessidade das formações partirem da realidade de cada CEI e apontaram que as rotinas pedagógicas podem ser momentos de trocas entre os pares e, consequentemente, de formação.
A mestranda recomenda ampliação do tempo da hora-atividade para 33% da carga horária semanal, conforme previsto em lei, bem como uma maior cultura de valorização da hora-atividade como um tempo/espaço profícuo à formação continuada de professores.
A defesa
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: Formação Continuada de professores da educação infantil: em análise a hora-atividade
Mestranda: Jéssica Rautenberg
Orientadora: Rita Buzzi Rausch
Defesa: dia 26 de fevereiro (segunda-feira), às 14h, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: Formação Continuada de professores da educação infantil: em análise a hora-atividade
Mestranda: Jéssica Rautenberg
Orientadora: Rita Buzzi Rausch
Defesa: dia 26 de fevereiro (segunda-feira), às 14h, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.