Ministério da Saúde capacita para novos testes antimicrobianos
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [27/11/2019] [11 h37]
Profissionais de todo o estado estarão na FURB neste sábado, 30 de novembro, para participar da 6° Oficina de Capacitação do Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCAST). O evento conta com a parceria do Ministério da Saúde e também com a presença do coordenador nacional do Comitê, André Mario Doi, médico patologista clínico do setor de microbiologia do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador geral do BrCAST.
A oficina acontece na Semana de Conscientização do Uso de Antimicrobianos e tem como objetivo capacitar profissionais que atuem na área de microbiologia clínica na implementação das normas do BrCAST, para interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos nos laboratórios públicos e privados. Com reflexos na saúde, a resistência antimicrobiana tem se tornado um problema mundial.
O Comitê Brasileiro de Antimicrobianos vai regulamentar o uso de antimicrobianos e principalmente o diagnóstico das bactérias resistentes aos antibióticos por meio de testes antibiogramas. “Esse evento é o único na região que visa treinar todos os profissionais na área de diagnóstico, ou seja, os laboratórios e análises clínicas, a utilizar as novas recomendações do Ministério da Saúde para a realização desse teste, que é a detecção de resistência bacteriana”, ressalta o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da FURB, Alessandro Silveira.
“Na oficina, os profissionais terão acesso às informações e novas ferramentas do Ministério da Saúde, com a oportunidade de aprender, discutir e tirar dúvidas sobre essas novas recomendações com os responsáveis por escreveram estes documentos”, ressalta o professor, que destaca a importância do evento não somente para a cidade, mas também para todo o estado de Santa Catarina. “O uso racional de antibiótico é fundamental para que seja contida a disseminação da resistência bacteriana”, afirma.
A oficina ocorre das 8h30 às 18 horas no Auditório do Bloco J, campus 1 da Universidade de Blumenau.
Entre os palestrantes convidados estão Regiane Tigulini, coordenadora geral de laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde; Cassia Maria Zoccoli, farmacêutica e assessora em microbiologia do Laboratório Médico Santa Luzia/Grupo DASA; Carolina Oliveira, assessora científica da empresa Beckman- Coulter, Marcus Vinícius Santos, assessor técnico e científico da empresa BioMerieux e o professor Alessandro Conrado de Oliveira Silveira, farmacêutico e professor de Análises Clínicas, Microbiologia Clínica e Bacteriologia Clínica da FURB e consultor técnico de Microbiologia do Ghanem Laboratório de Joinville/Grupo DASA e André Santos, da BD Brasil.
Atualmente, por determinação do Ministério da Saúde, os laboratórios de análises clínicas têm que estar adequados a essas novas recomendações para realização dos testes. “A FURB há algum tempo tem uma posição de vanguarda em relação a este problema de saúde pública mundial, trazendo tanto o Comitê quanto o Ministério da Saúde para discutir esse assunto aqui em Blumenau, um trabalho fundamental para a comunidade leiga e ainda mais para a comunidade científica, que inclui todos os profissionais da área da saúde”, disse o professor.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link