NET/PPGDR promove ciclo de debates no sábado

NET/PPGDR promove ciclo de debates no sábado

Foto: Divulgação

O NET - Núcleo de Estudos da Tecnociência, um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB,  está promovendo uma série de Ciclos de Debates PERI-FURB, em comemoração aos seus 10 anos de existência
 
Neste sábado, dia 4, dois temas vão esquentar os debates entre professores e alunos do PPGDR FURB, a partir das 9 horas, no auditório do bloco T (campus 1).
 
TEMA 1: Contornando a polarização – Prof. Dr. Marcos Antônio Mattedi, coordenador do PPGDR. A Polarização constitui o processo no qual a posição de um indivíduo ou de um grupo social se caracteriza pelos extremos políticos: contra ou a favor. Neste sentido, a palestra visa estabelecer estratégias para contornar a polarização e aumentar a transitividade política.
Marcos Antônio Mattedi- Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994),e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e estágio pós-doutoral no Centre de Sociologie de L´innovation - ENMP/Paris (2003). Dirige o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos da Tecnociência - NET desde 2006 e atualmente é professor titular do Doutorado em desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do conhecimento científico, atuando principalmente nos seguintes temas: ciencia e tecnologia, desenvolvimento regional, sociologia, impactos ambientais, meio ambiente e percepção ambiental. Atualmente tem pesquisado os processos de formação e dissolução de redes sociotécnicas.
 
TEMA 2: Estourando a Bolha de Filtragem – Prof. Dr. Maiko Rafael Spiess
As Bolhas de Filtragem compreendem a personificação das informações gerada pelos motores de busca da internet: Google, Facebook, Amazon, portais de notícias, jornais, etc. Neste sentido, a palestra visa problematizar a questão das bolhas de filtragem tecnológica e seu papel no estabelecimento das crenças sobre a realidade.
 
Maiko Rafael Spiess  - Formado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (2007). É mestre (2010) e doutor (2014) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio como pesquisador visitante (doutorado sanduíche) no Department of the History of Science, Harvard University, no período de 09/2012 até 08/2013. É professor efetivo no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, na Universidade Regional de Blumenau e professor colaborador no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, Universidade do Estado de Santa Catarina. É membro do Núcleo de Estudos da Tecnociência (FURB). Suas áreas de interesse incluem: Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Ciência e Tecnologia, Política de C&T, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Alimentação nas sociedades contemporâneas.