Oficina promovida pela CAE FURB apresenta os primeiros passos da jornada acadêmica a calouros

Oficina promovida pela CAE FURB apresenta os primeiros passos da jornada acadêmica a calouros

Foto: Maria Tereza Dias Tassinari

Na terça-feira, 19 de agosto, ocorreu a oficina “Cheguei na Universidade, e agora?”, promovida pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Furb (CAE). O encontro foi conduzido por dois psicólogos da CAE, que abordaram temas como expectativas, primeiras impressões e as experiências vividas até o momento no ambiente universitário.

“Foi uma oficina idealizada por uma estagiária de psicologia, no semestre passado, e agora a gente reestruturou para aplicar com calouros, [...] então a gente vai dando umas dicas para os estudantes entenderem como sobreviver na universidade e cumprir o objetivo da CAE, que é promover a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes", explica André Luís Lahorgue Lopes, psicólogo educacional da CAE.

Para os alunos esse é um espaço muito importante para tirar dúvidas sobre o ambiente universitário, além de uma forma de integração com outros colegas. “São muitas coisas novas, então a gente fica um pouco perdido, eu vim porque pensei que poderia me ajudar.”, conta João Victor Zavalhia, estudante de Engenharia Química da Furb.

Além das oficinas, a CAE possui grupos de apoio aos estudantes e está disponível para auxiliá-los durante todo o processo de formação. “A função da coordenadoria é fazer com que o aluno que chega na universidade permaneça, que ele possa ter uma jornada estudantil saudável. Os estudantes podem ser encaminhados pela coordenação do curso, podem ir diretamente na CAE ou no momento da matrícula sinalizar que precisam desse atendimento” enfatiza Janete Cristina Stülp, psicóloga da CAE.