Operários da construção civil poderão usar padiola ergonômica a partir de invenção criada por pesquisadores da FURB

Operários da construção civil poderão usar padiola ergonômica a partir de invenção criada por pesquisadores da FURB

Foto: RTE FURB

Evitar o desperdício de material da construção civil é uma missão difícil de ser atingida por construtoras, empreiteiras ou até mesmo por pedreiros autônomos na correria do cotidiano. Principalmente quando é preciso colocar a matéria-prima na betoneira para fazer o cimento, que acaba retornando para dentro de um carrinho-de-mão ou, em caso de maior quantidade, para um recipiente composto por madeira de caixaria.

Entretanto, é possível evitar o desperdício de material a partir de uma padiola, que nada mais é que um recipiente retangular com um braço em cada canto para transportar a matéria-prima, que seja ergonômica e dosadora de material agregado. A invenção foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de alguns estudantes de Engenharia Civil, que tiveram o acompanhamento do professor Paulo Barral.

“O trabalho surgiu na sala de aula em uma disciplina que eu ministrava, chamada Sustentabilidade na Construção Civil e ao mesmo tempo tinha um eixo integrador que era a Feira de Inovação do CCT. A partir dali essa disciplina passou a ser o eixo da Feira de Inovação e a gente como professor responsável fazia uma das avaliações, propondo soluções inovadoras para a construção civil. Mais de 100 trabalhos surgiram e todos eles tiveram muito potencial de se transformar em patentes”, recorda o docente.

A padiola dosadora ergonômica, que recebeu o nome comercial de “Padiolax” foi submetido a patenteamento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e já está disponível para licenciamento junto a investidores interessados. O recipiente pode ser usado em obras de qualquer porte, evita o desperdício de material e possibilita redução de custos com mão-de-obra, já que o serviço antes feito por dois pedreiros pode ser exercido por apenas um profissional, com mais segurança e menores riscos de acidente.

A solução contou com o envolvimento dos engenheiros civis Gustavo Mendes da Silva, Gustavo Petri, Letícia Pires e Taina Lehn Farias. A iniciativa integra a Vitrine Tecnológica da Agit, que conta com mais de 20 tecnologias disponíveis para licenciamento. Empresários ou investidores interessados na ideia podem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica da FURB, através do telefone (47) 3321 0605 e do e-mail agit@furb.br.

 

Vitrine.TEC

Confira a entrevista completa sobre o projeto no programa Vitrine.TEC desta semana: