Organizada pela FURB, Escola de Primavera de Transição e Turbulência reúne cientistas internacionais

Organizada pela FURB, Escola de Primavera de Transição e Turbulência reúne cientistas internacionais

Foto: Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) sedia entre 19 e 23 de setembro, a 13ª edição da Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT), evento científica da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) que discute os assuntos mais avançados da Mecânica dos Fluidos.

A cada dois anos, pesquisadores e estudantes se reúnem para apresentar e debater estudos relevantes sobre transição e turbulência na mecânica dos fluidos, na presença de cientistas de renome nacional e internacional. O evento será realizado no Teatro Carlos Gomes, com programação pela manhã, tarde e noite, envolvendo palestras, cursos, apresentações de trabalho e sessão de livros.

A organização é do Departamento de Engenharia Química da FURB, por meio dos Laboratórios de Fluidodinâmica Computacional (LFC) e de Verificação e Validação (LVV).  

“A EPTT busca promover discussões e compreender os movimentos dos fluidos, como do sangue ou do ar que permite aos aviões voarem, por exemplo, por meio de experimentos e de simulações computacionais, que são tarefas dos cientistas da Mecânica dos Fluidos”, explica o professor da FURB, Jonathan Utzig, que está na organização do evento.

Cientistas presentes

Nesta edição, a Escola de Primavera de Transição e Turbulência recebe como convidados internacionais, Martin Sommerfeld, doutorado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade Técnica de Aachen, Alemanha, premiado pelas contribuições para medição de escoamento multifásico, modelagem e simulação numérica; Hans Kuipers, da Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda, que coordena o grupo de pesquisa Multiscale Modelling of Multiphase Flows. Utilizando simulações computacionais altamente avançadas, Kuipers desenvolve modelos precisos para novos reatores químicos na indústria de processos, permitindo a produção em larga escala de combustíveis sintéticos, fertilizantes, sabões, polímeros e numerosos outros produtos. Ao longo dos anos, o grupo Kuipers tem feito contribuições seminais para os fundamentos da engenharia de reações químicas. Peter Jordan, é Diretor de Pesquisa do CNRS, no Institut Pprime, Poitiers, França. Bacharel em Engenharia Mecânica e Matemática, pelo Trinity College Dublin (TCD), Irlanda, com pós doutoramento no Laboratoire d’Etudes Aérodynamiques, Poitiers, França de 2001-2003. É chefe do grupo de Acústica, Aerodinâmica e Turbulência no Institut Pprime.

Também participam desta edição da EPTT, William Wolff, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica  e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Stanford University; Paulo César Philippi, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Termofísica de Fluidos pela Universidade de Provence em Marseille-França; Leandra Isabel de Abreu, graduada em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche em Engenharia Aeronáutica pelo Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace na França, doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Clóvis Maliska, com graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Waterloo, no Canadá; Renato Machado Cotta, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Mechanical & Aerospace Engineering pela North Carolina State University, EUA. Foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), MCTIC, e desde 2020 é membro designado do Conselho Nacional de Política Energética, CNPE, Ministério de Minas e Energia. 

Também estão entre os convidados Roberta Neumeister, graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Natan Padoin, graduado, mestre e doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período na Universidade do Porto, bem como Cintia Soares, graduada em Engenharia Química pela Universidade de Blumenau, com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Mesas redondas serão conduzidas pelo Prof. Henry França Meier, coordenador geral do evento, com participação do Prof. Milton Mori (INOVA Unicamp), Karolline Ropelato (ESSS), Luis Carlos de Castro Santos (EMBRAER-USP), Fabio Zabot Holthausen, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e Renan Lindner (EGM Engenharia).

Na FURB

A Universidade de Blumenau (FURB) realiza a 13ª edição da EPTT em reconhecimento aos estudos realizados aqui que buscam encontrar meios de aumentar a eficiência de processos industriais, como os de refinarias de petróleo, através de simulações reais e virtuais de situações vivenciadas na realidade. Estes estudos são realizados pelo Laboratório de Fluidodinâmica Computacional. A Universidade de Blumenau oferece, também, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), que tem como foco o desenvolvimento de processos industriais, envolvendo transformações físicas, químicas e biológicas, com contextualização especialmente regional.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça a programação completa.