Pesquisa utiliza ecoformação na alfabetização
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [04/05/2017] [14 h26]
Foto: Divulgação
A mestranda Eliane de Fátima Prim Santos, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (08-05), às 10 horas, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Arleide Rosa da Silva.
A pesquisa foi realizada na Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, Blumenau/SC. A escola desenvolve o “Projeto Escola Sustentável” desde 2011 e vem se destacando com o título de escola criativa, conferido pela RIEC (2013) e como referencial de inovação, pela criatividade na realização de ações voltadas à sustentabilidade, apontado pelo MEC (2015).
Metodologia
Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa. O Projeto Criativo Ecoformador - PCE, cujos autores são Torre e Zwierewicz (2009) é um referencial metodológico criativo baseado na autonomia, colaboração e transformação e visa o desenvolvimento integral do ser humano.
Seus fundamentos são baseados nos referenciais teóricos da complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação. A pesquisa revela que o projeto implementado “O estudo dos bugios e seu ambiente biodiverso” desenvolveu um percurso formativo, que foi além da aquisição do código linguístico e apresentou um conhecimento aberto a inúmeras possibilidades e aprendizagens que se desenvolveram ‘entre, através e além’ dos conteúdos, ampliando o potencial integrador, criativo e transformador do ensino no início da escolaridade dos estudantes.
Diferencial marcante, na prática de ensino do processo de alfabetização, que fomentou a relação dialógica apresentada por saberes, conhecimentos, contextos, possibilitando aos estudantes desenvolverem uma visão ampla e flexível a novos conhecimentos em uma proposta transdisciplinar e ecoformadora.
Resultados
Os resultados apontam ainda que o projeto possibilitou a superação da fragmentação e descontextualização do ensino no processo da alfabetização, ao articular a realidade ambiental do entorno e os conteúdos curriculares fomentou a sensibilização da consciência em relação à biodiversidade da região e possibilitou o desenvolvimento de valores sustentáveis mobilizando a capacidade de intervenção e transformação individuais e coletivas. Além disso, a construção de um conhecimento contextualizado e com funcionalidade para a vida, no processo de alfabetização, gerou a capacitação dos estudantes, que perceberam o impacto e a importância de suas mobilizações na conscientização das pessoas, proporcionando a valorização da cultura escrita e a sua aquisição em um projeto marcado pela autoria e de seu protagonismo.
O conhecimento construído e as ações desenvolvidas foram polinizadas para a comunidade escolar em várias oportunidades. Com o objetivo de divulgar e auxiliar a fundamentar projetos na alfabetização, com a metodologia do PCE, foi desenvolvido, como produto educacional deste trabalho um Blog, visando contribuir com práticas de ensino mais integradoras que se propõe a construir conhecimentos e valores conectados com a vida em um diálogo constante com a formação do ser.