Playlist de Cultura para aliviar isolamento
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [30/03/2020] [22 h20]
Em momentos de isolamento social e distanciamento emocional, a arte pode ser uma excelente companhia para manter a sanidade mental. Já que as aglomerações estão proibidas, vários artistas nacionais, como a Gustavo Lima e locais, como a Libélula em Verso, estão movimentando suas redes com lives agendadas, vídeos, áudios e fotos. Também estão acontecendo vários eventos, como o Festival Fica Aí (@festivalficai), aqui de Blumenau e o #TamoJunto, que tiveram programação online durante este fim de semana.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio de sua Divisão de Cultura, também está organizando material para disponibilizar em seu canal da FURB TV, no Youtube, por meio de uma playlist com vídeos fornecidos pelos grupos de cultura da instituição.
A iniciativa de um lado mostra a produção de professores e alunos dos projetos de extensão, de outro leva música, teatro, dança, pintura, entre outros, a quem está em casa. A ideia surgiu de um diálogo entre o vice-reitor prof. João Gurgel, a servidora Leide Liz (Divisão de Cultura) e a prof. Rozenei Cabral, coordenadora Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras Direção (CCEAL).
De acordo com Ruan Rosa, da Divisão de Cultura da FURB, “há grandes riscos de sofrimento, conflitos, depressão, entre outras situações que fazem parte de um cenário para o qual ninguém estava preparado. E não podemos esquecer das pessoas que moram sozinhas. Consideramos que nesse momento, a cultura e a arte são poderosos remédios para contornar a angústia gerada nessa situação”.
Há vários grupos artístico-culturais mantidos pela Universidade, compostos por acadêmicos de diferentes cursos, profissionais e interessados em suas respectivas áreas. A FURB acredita que o contínuo investimento em programas e projetos artístico-culturais constitui-se em uma grande oportunidade de desenvolvimento e de integração social, agregando fomento à cultura.
“A princípio, as contribuições (para a playlist) foram solicitadas aos integrantes dos grupos de cultura da universidade, e alguns acadêmicos dos cursos de artes. Não só para veicular a imagem da universidade na comunidade, mas para gerar afetos, fruição, trocas e diálogos, auxiliando nesta reflexão coletiva que passamos. A pandemia não é somente um vírus; é uma doença social em uma escala que nunca vivemos nessa geração. Teremos que nos reinventar”, encerrou Ruan Rosa.
Acompanhe a playlist da Cultura na FURB TV em: https://www.youtube.com/user/furbtv/playlists