Podcasts de alunos dão dicas do curso de Economia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [17/07/2020] [13 h04]
Uma das ações realizadas na Universidade Regional de Blumenau (FURB) com adaptação do ensino e extensão às atividades mediadas por tecnologia, devido à pandemia, possibilitou que estudantes da primeira fase do curso de Ciências Econômicas produzissem remotamente podcasts. Por meio do projeto de extensão Informação e Cidadania, do Departamento de Comunicação, os alunos de Fundamentos da Economia, disciplina ministrada pela professora Tatiane Viega Vargas, geraram conteúdos com dicas econômicas para o dia a dia da comunidade.
Para chegar ao conteúdo, os estudantes estudaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que formam a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem a meta de “promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta”. As aulas articuladas com o projeto de extensão resultaram em 35 programetes de rádio. O material é distribuído para a FURB FM e outras emissoras parceiras do projeto de extensão Informação e Cidadania, coordenado pelo professor e técnico do Laboratório de Áudio da FURB, Everton Darolt.
A atividade já foi realizada em semestres anteriores mas, pela primeira, vez foi organizada totalmente de forma remota. Darolt adaptou um “home estúdio” em sua casa para dar continuidade a atividades laboratoriais nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade.
Adaptando a realidade remota à sua disciplina, a professora de Ciências Econômicas, Tatiane Vargas, comenta que “os estudantes demonstraram muita afinidade com os recursos tecnológicos e se adaptaram muito bem à metodologia de produção dos conteúdos”. Vargas ressalta a “alternativa para prender a atenção, aliando a tecnologia ao trabalho acadêmico, capaz de mostrar que é possível produzir conteúdos para além do modelo tradicional”.
A experiência de Tatiane Vargas e Everton Darolt será compartilhada por meio de evento no calendário de formação continuada da FURB no dia 21 de julho, das 9 às 10 horas.