Professora da FURB realiza visitas técnicas e ministra aula na Itália

Professora da FURB realiza visitas técnicas e ministra aula na Itália

Foto: Acervo pessoal

Pesquisadora apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas no PPGEQ/FURB e ministrou aula em universidade italiana

 

Carolina Krebs, professora do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB), realizou missão internacional à Itália entre 15 e 30 de outubro de 2024. A missão teve como propósito a realização de visitas técnicas a empresas italianas com as quais a universidade possui parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Além das visitas, a pesquisadora ministrou aula na Universidade de Ferrara, na cidade de Ferrara, região da Emilia-Romagna. A viagem foi viabilizada por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) voltado à mobilidade internacional de pesquisadores catarinenses.

Durante a missão, a pesquisadora realizou visitas técnicas às empresas Electrolux, na cidade de Porcia, província de Pordenone, e All4labels, em San Giuliano Milanese, na Lombardia. Os encontros objetivaram alinhar novas possibilidades de parcerias, além de apresentar resultados de projetos de pesquisa e desenvolvimento em execução no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FURB (PPGEQ/FURB) relacionados à conservação de alimentos, sistemas de refrigeração e embalagens biodegradáveis. Os projetos foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio de edital de chamada pública 68/2022 MAI/DAI (Mestrado e Doutorado para Inovação).

Além das visitas às empresas parceiras, Krebs ministrou aula na Universidade de Ferrara sobre a biodiversidade brasileira e projetos de pesquisa vinculados ao PPGEQ/FURB. Entre 2005 e 2008, a pesquisadora realizou doutorado na área de Química e Toxicologia dos Alimentos na mesma universidade sob orientação do pesquisador Vincenzo Brandolini. “A experiência foi não apenas enriquecedora do ponto de vista profissional, mas também emocionante e gratificante do ponto de vista pessoal”, ressalta.

Na avaliação de Krebs, o estreitamento de laços com empresas e universidades internacionais permitem impulsionar a pesquisa científica desenvolvida na FURB em escala global. “O contato com alunos e pesquisadores italianos trouxe novas perspectivas sobre as áreas de refrigeração e embalagens sustentáveis, áreas nas quais estamos investindo e que têm um impacto real no futuro sustentável da indústria alimentícia. A possibilidade de realizar parcerias concretas e planejar novas colaborações nos próximos anos também é uma realização significativa para a FURB”, destaca.