Professora do Departamento de Engenharia Química da FURB é homenageada em evento da Fapesc

Professora do Departamento de Engenharia Química da FURB é homenageada em evento da Fapesc

Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc

Carolina Krebs de Souza, professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi uma das cinco pesquisadoras catarinenses homenageadas durante o evento “Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação” promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O evento foi realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis nesta terça-feira, 25. O evento objetivou celebrar as conquistas das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de fomentar a participação feminina no ecossistema da inovação.

“Para mim, essa iniciativa da Fapesc e do Governo do Estado de Santa Catarine é motivo de muito orgulho e gratidão. Tenho certeza que indicar apenas cinco mulheres em todo o Estado foi uma tarefa muito difícil para a Fapesc, pois temos tantas mulheres em nosso Estado que se destacam em suas pesquisas. Na verdade, me sinto até como suas representantes, até porque esse reconhecimento não pode ser considerado como algo pessoal, individual. Ninguém trabalha sozinho ou escreve uma história na pesquisa sozinho. Isso é resultado de toda uma equipe por onde passaram muitas outras mulheres que estão voando e fazendo a diferença não só aqui no nosso estado, mas no mundo. Uma equipe que caminhou junto comigo e acreditou, me incentivou e que sempre me inspirou a fazer cada vez mais o meu melhor”, ressaltou Carolina Krebs de Souza.

A pesquisadora destacou, ainda, o papel de órgãos como a Fapesc no fomento à pesquisa e inovação. “Esses impactos positivos dos nossos projetos que contribuíram para a melhoria da vida das pessoas só ocorreram graças ao fomento da Fapesc, ao suporte das nossas instituições que nos apoiam e que sempre acreditam nos nossos sonhos e propostas. Eu vou continuar me dedicando à pesquisa sempre com muito orgulho e satisfação pelo que eu faço, mas, acima de tudo, conquistando mais e mais mulheres para atuar com paixão no universo da ciência, pesquisa e inovação”, destacou.

Segundo a Fapesc, a escolha das homenageadas considerou o histórico de projetos desenvolvidos ao longo de suas carreiras, além de uma análise detalhada de seus currículos. Carolina Krebs de Souza é Doutora em Química e Toxicologia dos Alimentos e professora titular do Departamento de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FURB. É líder dos grupos de pesquisa de Engenharia de Processos e Produtos na Área de Alimentos e Bebidas (Engepab) e do grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos (Genbia), cadastrados no CNPq. Ao longo de sua trajetória, tem direcionado esforços no desenvolvimento de produtos, preservação de alimentos e segurança dos alimentos, além de coordenar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com empresas nacionais e internacionais.

O evento também homenageou as pesquisadoras Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Margarete Dulce Bagatini, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Maria Inês da Rosa, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Andreia Pelegrini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).