Programas de Pós-graduação da FURB continuam os trabalhos
Por Central Multimídia de Conteúdo/Giorgio Guedin [02/04/2020] [18 h59]
Assim como toda a Universidade, os 12 Programas de Pós Graduação da FURB estão em andamento em meio a restrição, com isolamento social, do avanço da Covid-19. Com o fechamento de laboratórios, algumas atividades estão suspensas, contudo, de modo geral as aulas bancas de defesas e qualificações continuam. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) está conversando com os programas e observando os andamentos das atividades neste momento, que estão acontecendo por mediação de tecnologia, como toda a Universidade, com o uso do Microsoft Teams e outros aplicativos.
Segundo o professor Oklinger Mantovanelli Júnior, pró-reitor da PROPEX, algumas mudanças para a pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) já estavam sendo previstas antes mesmo da pandemia, alinhados com o Planejamento Estratégico (PEP). “Neste momento agora nós vamos promover vários encontros on-line com os programas de pós graduação, incluindo professores, técnicos administrativos e estudantes; ouvi-los, ver quais são suas expectativas e se é compatível com que nós estamos discutindo no Conselho Técnico da Pós Graduação e no PEP”, declarou Oklinger.
Após os encontros, serão tratados os caminhos para a pós graduação diante da situação da pandemia. “Dar uma tranquilidade aos programas, mostrar que nós temos clareza para onde nós estamos caminhando”, comentou o pró-reitor. O pró-reitor deseja que algumas mudanças sejam concluídas até o final do semestre, para aprimorar os Programas de Pós Graduação, mesmo diante da situação atual.
Confira, de modo geral, como está o andamento de cada Programa de Pós Graduação da Universidade Regional de Blumenau.
Mestrado em Administração
Conforme a coordenação, as atividades estão funcionando normalmente neste período. Houve ainda uma banca de defesa no início desta semana, com uso da mediação por tecnologia, com a participação de professores da FURB e professores do Rio Grande do Sul. As orientações continuam, também, pela internet.
Mestrado em Biodiversidade
As sete qualificações da primeira turma do Mestrado em Biodiversidade foram realizadas nesta semana, pela internet, com a presença de professores de outros estados como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, houve a presença de uma plateia “externa”, assistindo às apresentações também pela internet. As aulas, por ora, continuam normalmente, além de trabalhos realizados pelos alunos durante a semana. Os alunos também estão indo até a FURB, ocasionalmente, para o manejo e cuidado de plantas e animais usados para os estudos. Trabalhos mais avançados foram suspensos.
Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
Segundo o professor Tarcísio da Silva, coordenador dos dois cursos, os professores estão realizando as atividades via web, sem nenhum contato presencial, com uso de tecnologia que permite áudio, vídeo, transferência e compartilhamento de material com interação em tempo real. Tais atividades compreendem, aulas, orientações de artigos, orientações de dissertações e teses, reuniões com os grupos de pesquisas, reuniões do colegiado, reuniões do grupo de trabalho sobre mídias (divulgação do PPGCC), Grupo de editores da Revista Universo Contábil, dentre outros assuntos.
Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional
As atividades, conforme o professor Clóvis Reis, coordenador dos dois cursos, do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional continuam normalmente, de acordo com a resolução geral da FURB. Aulas, atividades de pesquisa e de orientação, assim como qualificações, trabalhos de conclusão, dissertação e defesa de tese estão sendo feitas por mediação de tecnologia.
Mestrado e Doutorado em Educação
A professora Carla Carvalho, coordenadora dos dois cursos, afirmou que as aulas continuam normalmente, por mediação de tecnologia, de maneira síncrona e assíncrona, quando algum aluno não consegue acompanhar em tempo real. As orientações também estão sendo feitas de modo remoto. Pelas medidas restritivas, como o isolamento, alguns trabalhos, como pesquisas, realizadas in loco estão sendo prejudicados, outros estão em adaptação diante da nova realidade.
Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental
De acordo com o professor Dirceu Severo, coordenador dos dois cursos, as atividades estão acontecendo por mediação de tecnologia, entre elas as aulas obrigatórias. Conforme a coordenação, a maioria das bancas de defesa de mestrado e as qualificações ocorreram de forma presencial durante o mês de fevereiro, mas algumas etapas estão sendo realizadas pela internet. No período de quarentena, os professores estão se adaptando à nova realidade, nos esforços de cumprir o cronograma estabelecido no início do ano.
Mestrado em Engenharia Elétrica
As aulas continuam normalmente, por mediação de tecnologia, de acordo com a coordenação. As orientações também continuam acontecendo em horários flexíveis. Os usos dos laboratórios continuam suspensos, mas, assim que o problema for minimizado, uma reunião será realizada a fim de diminuir os prejuízos causados pela pandemia, como o uso destes espaços.
Mestrado em Engenharia Florestal
Segundo a coordenação do curso, as aulas seguem dentro da normalidade, por mediação de tecnologia. A próxima defesa será na próxima terça-feira (07), da mesma forma e sem público. Por conta do fechamento dos laboratórios, algumas atividades práticas estão sendo prejudicadas. A coordenação ainda forma que a secretaria do curso está atendendo de maneira remota via e-mail.
Mestrado em Engenharia Química
As bancas do mestrado, de acordo com a coordenação, foram realizadas antes do período de quarentena. As aulas estão sendo feitas, como nos outros cursos, por mediação de tecnologias, como as dos alunos que ingressaram agora em março. Por conta do fechamento dos laboratórios, os trabalhos experimentais estão suspensos por enquanto.
Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Conforme a coordenação, agora, neste período, são duas disciplinas neste trimestre, com as aulas ocorrendo de forma normalmente, de forma remota, por mediação de tecnologia. Está prevista uma banca de qualificação.
Mestrado em Química
Algumas disciplinas do curso estão em andamento, seja pelo AVA3 ou Microsoft Teams, com suporte aos professores e alunos. Por enquanto, no período crítico da pandemia, não há nenhuma banca agendada, pois a maioria foi realizada no mês de fevereiro. As próximas qualificações estão previstas para o mês de junho e a coordenação aguarda o panorama da doença para alguma possibilidade de troca de cronograma.
Mestrado em Saúde Coletiva
Segundo a coordenação, as aulas continuam por mediação de tecnologia, como o uso do Microsoft Teams, com boa resposta dos alunos. As orientações estão sendo feitas de modo retomo e ainda não tem nenhuma banca agendada. A tendência, ainda de acordo com a coordenação, é tentar postergar as datas das bancas ou fazê-las pela internet, conforme determinação do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).