Programas de pós-graduação da FURB sediam seminários sobre biodiversidade e planos de recuperação da mata nativa

Programas de pós-graduação da FURB sediam seminários sobre biodiversidade e planos de recuperação da mata nativa

Foto: Gustavo Bruch Féo

Mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) e Engenharia Florestal (PPGEF) da FURB assistiram na tarde da última sexta-feira (28) a duas apresentações que marcaram o início das suas atividades nas disciplinas de seminários acadêmicos. Em pauta, assuntos que buscam compreender desafios para preservação da fauna e flora catarinense, com pesquisadores e especialistas da área com décadas de atuação.

Nas atividades realizadas no bloco Q do campus 2 da Universidade, o pesquisador convidado Miguel Pedro Guerra tratou de biodiversidade, mudanças climáticas e desafios para a sustentabilidade ambiental em meio a cenários incertos do ponto de vista climático. Professor Universitário aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o pesquisador falou sobre sua bagagem de mais de 30 anos de estudos, principalmente com o uso de biotecnologias, biologia celular e molecular, para combater a degradação ambiental.

Em seguida, o engenheiro Renato Totti Maia, servidor do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), explicou aos mestrandos e doutorandos da FURB qual o papel do órgão estadual nas análises dos planos de recuperação de áreas e projetos de recomposição de vegetação nativa catarinense. Além de assistir a estes seminários, os mestrandos e doutorandos da FURB ainda foram apresentados a um novo programa de pós-graduação que está sendo criado na FURB: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), que se trata da fusão dos PPGs já existentes, tanto de Engenharia Ambiental quanto de Engenharia Florestal.

“É um programa que já inicia com mestrado e doutorado. Como o próprio nome diz, em Ciências Ambientais, ele é mais amplo, abrangendo a área da gestão e a área da conservação de recursos naturais. E a gente tem hoje duas palestras interessantes, que inauguram, vamos dizer assim, esse novo programa”, afirma o professor Marcelo Diniz Vitorino, que será o coordenador do novo programa de pós-graduação.

Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre o assunto: