Provas do ENEM marcadas para mês de janeiro
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/07/2020] [19 h43]
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 7 de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as novas datas para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. Nos dias 17 e 24 de janeiro serão aplicadas as provas escritas; já nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro será a vez de disponibilizar as provas digitais, uma nova modalidade do certame em que as questões podem ser respondidas via internet. A reaplicação está prevista para os dias 24 e 25 de fevereiro e o resultado final para 29 de março.
As provas foram adiadas como medida de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. A data divulgada surpreendeu quem estava acompanhando as informações disponibilizadas pelo Ministério, já que há cerca de uma semana foi divulgado o resultado de uma enquete feita pelo próprio MEC com os estudantes inscritos no ENEM 2020, em que maio foi o mês escolhido por 49,7% dos votos.
O ministro interino da educação, Antônio Paulo Vogel, comentou que a decisão levou em conta pontos discutidos com as secretarias de educação e entidades representativas das instituições de ensino superior. Cumprindo o calendário divulgado hoje, o MEC espera que o calendário acadêmico seja mantido no primeiro semestre de 2021 nas universidades, o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies),
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 estava previsto para acontecer em novembro. As inscrições foram encerradas em 27 de maio, com 5,8 milhões de estudantes cadastrados. No entanto, com o avanço da pandemia de Covid19 o calendário de provas precisou ser alterado. Afinal, muitos estudantes tiveram de se afastar das escolas e continuar se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio em diferentes realidades.