Selecionados na Feira de Matemática integrarão mostra regional na FURB

Selecionados na Feira de Matemática integrarão mostra regional na FURB

Foto: CMC/Giorgio Guedin

O ginásio do Galegão, em Blumenau, recebeu nesta quinta-feira, 13 de junho, a sexta edição da Feira Municipal de Matemática. Participaram cerca de 160 alunos e professores, desde o ensino infantil até o ensino superior, com 45 trabalhos de escolas públicas e particulares do município. Os 23 mais bem avaliados foram selecionados para a Feira Regional de Matemática que vai acontecer no dia 16 de agosto no Ginásio de Esportes do campus 1 da Universidade Regional de Blumenau.
 
A matemática foi abordada na feira de várias formas. “São trabalhos de grande qualidade e um perfil bastante diferenciado, de uma metodologia tradicional de ensino. Aqui nós temos trabalhos que envolvem matemática aplicada, a relação dos materiais de jogos didáticos e também trabalhos de matemática pura, que são desenvolvidos na escola, sempre com a ideia de contribuir para o ensino de matemática desse país,” destacou a professora do curso de Matemática da FURB e integrante da comissão organizadora da feira, Janaína Possamai.
 
A comissão avaliadora selecionou trabalhos “com critérios qualitativos, que verificam a possibilidade de melhoria desse trabalho, envolvendo desde qualidade científica, relevância social do trabalho, a comunicação dos alunos, entre outros”, esclareceu Possamai.
 
Na abertura, a reitora da FURB Marcia Sardá Espindola falou do pioneirismo da Universidade: foi dentro da FURB que a feira começou. Além disso, ressaltou a importância das licenciaturas, que foram os professores de matemática. “Toda a forma de fomentar este assunto, como essa feira, faz com que os jovens despertem para o ensino superior nesta área”, comentou a reitora.
 
A Feira Municipal é realizada pela FURB em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Gerência Regional de Educação e prefeitura de Blumenau. “O conceito matemático vem com certa dificuldade que é trazida desde o início da vida escolar da criança, mas a feira mostra como é fácil, dinâmico e lúdico; como você pode trabalhar a matemática”, destacou Patrícia Lueders, secretária municipal de Educação de Blumenau.
 
Para conhecer a lista completa com os trabalhos selecionados para a etapa regional clique aqui, no site oficial da Feira de Matemática.
 
 A FURB TV acompanhou a etapa municipal. Veja como foi a cerimônia de abertura pelo vídeo abaixo.