Semana Acadêmica debate drogas, agronegócio e gênero
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [17/09/2019] [18 h52]
A partir do dia 23 de setembro, segunda-feira, realiza-se a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Socias da Universidade Regional de Blumenau. O evento abordará assuntos políticos da atualidade brasileira, com debates sobre política de combate às drogas e encarceramento, agronegócio, além de discussões sobre o papel da mulher na política. A programação vai até o dia 26 de setembro e terá mostras de trabalhos dos acadêmicos do curso. As palestras são gratuitas e abertas à toda comunidade.
A abertura da Semana acontecerá às 19h no auditório da biblioteca com o tema “Quem vai preso no Brasil? Política de combate às drogas e encarceramento” abordado pela professora Lenice Kelner, pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Rio Janeiro (Uerj), doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com a presença de Julia Siqueira da Rocha, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Rocha é graduada em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar pela Udesc; mestre e doutora pela UFSC.
O convidado para a programação do segundo dia é o professor Oscar José Rover, agrônomo e mestre em Sociologia Política, com doutorado em Desenvolvimento Rural. Ele, que é subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa em "Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos", participa da mesa “O Agro é Pop, o Pop não poupa ninguém”, juntamente com Viglio Schneider, educador ambiental, bioconstrutor, sócio fundador do Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí (Ipevi).
Na quarta-feira, dia 25, a Semana Acadêmica estará recheada de atividades dos estudantes do curso, na sala J- 010. Neste ano haverá uma oficina para apresentar as pesquisas realizadas pelos estudantes do Ensino Médio, já que o evento ocorrerá na mesma semana do Interação FURB. Samara Mariani, aluna da 6° fase de Ciências Sociais e uma das organizadoras, apresentará sua pesquisa com o tema “Contribuições do Pensamento Social ao Debate Sobre o Desenvolvimento Regional-Gênero e Raça na América Latina”. Ela também falará um pouco sobre o processo e a importância da Semana Acadêmica.
Para Samara Mariani, o evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o que faz um cientista social. “Mostrar isso para o Ensino Médio vai ser bem gratificante, porque muita gente chega no curso se perguntando o que faz Ciências Sociais”, afirma.
No último dia o evento terá a presença da deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha do PDT, ex-prefeita de Bombinhas e Luísa do Prado (PCdoB), ativista transgênero de Blumenau. Ambas defendem uma política inclusiva e um estado menos machista e com menos violência contra a mulher. Prado milita pela população LGBTQI e entende que inserir LGBT na política começa com a inclusão social de todas a pessoas, sejam indígenas, negras ou pessoas com deficiência. O tema “Democracia é uma Palavra Feminina: O Papel da Mulher na Política” terá lugar no auditório do bloco T. O evento é aberto à toda comunidade e as inscrições são gratuitas, com atribuição de AACCs, com acesso aqui.