Semana acadêmica discute saúde única de humanos e animais
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [02/10/2019] [15 h03]
A saúde animal e a prevenção de doenças é o foco da Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional de Blumenau, com atividades realizadas de 30 de setembro a 2 de outubro. A importância de uma saúde única, englobando saúde humana e animal no meio ambiente foi tema da palestra da médica veterinária Viven Morikawa.
Segundo Morikawa o abandono de animais e os maus tratos podem impactar diretamente na saúde humana, como é o caso de animais que vagam pelas ruas sem vacinação, podendo contrair doenças e transmiti-las à população. Além disto, os seres humanos também impactam na saúde dos animais, uma vez que seu responsável está submetido à uma condição de vulnerabilidade. No caso de doenças, “se é o núcleo familiar que está exposto, então aquele ambiente todo está comprometido”, explica a médica veterinária.
Vivien Morikawa também afirmou que não há mais possibilidade de separar a saúde animal da humana, já que ambos os seres convivem em uma relação não isolada e “já existe uma relação estabelecida de forma que se um elo dessa cadeia está com a saúde comprometida, eu tenho um comprometimento geral daquele núcleo”.
A principal forma de prevenir o problema é por meio da educação e capacitação da população, assim como a multiplicação das informações, defendem os especialistas. “É importante também que a sociedade procure os órgãos públicos, que são os fiscalizadores, para denunciar as situações que envolvem maus tratos aos animais”, alerta Morikawa.