Semana Científica de Medicina com programação até sexta

Semana Científica de Medicina com programação até sexta

Foto: CMC/FURB TV

Até sexta-feira,  20 de setembro, acontece na FURB a 12ª edição da Semana Científica de Medicina, considerado o maior evento médico acadêmico do Vale do Itajaí. O tema deste ano é “Especialidades - construindo pilares para uma carreira médica”. Aulas, debates, palestras e workshops com mais de dez convidados fazem parte da Secimed que acontece anualmente desde 2002.
 
Participam diversos palestrantes renomados, tanto de Santa Catarina como de outros estados brasileiros. Thiago Blanco é psiquiatra e veio de Brasília para participar do evento. O tema de sua palestra, na noite de abertura, dia 16, foi “ Saúde Mental dos Acadêmicos de Medicina”. Um assunto importante e frequentemente discutido entre a categoria. Blanco comenta que um dos principais questionamentos é se o curso é realmente tóxico e responde que existem vários fatores: “um deles é que o curso é de fato bem exigente, tem uma demanda grande de carga horária, um número de disciplinas e de professores muito grande e essa relação pode acabar ficando difícil. Uma outra hipótese que nós temos e que a literatura tem reforçado é a possibilidade de que os estudantes que acabam sendo aprovados no curso de Medicina têm um traço de personalidade mais obsessiva”.
 
Doenças, vida profissional e outras questões do mundo da Medicina são abordadas durante os cinco dias de evento, que foi organizado por 16 alunos do curso de Medicina da FURB. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Gustavo Ramos Stein, foi feito um estudo para saber quais assuntos os acadêmicos têm mais interesse. “Foi então que selecionamos alguns profissionais para debater sobre cada tema”, explicou o aluno.
Sobre o adoecimento de estudantes de Medicina, o psiquiatra Thiago Blanco mencionou a dificuldade de alguns para o enfrentamento de problemas e eventuais frustrações no curso seja por assuntos como a morte, o estado dos doentes ou até mesmo o desempenho acadêmico não tão bom como eram acostumados no ensino médio ou em cursos pré-preparatório de vestibulares.
 
A programação completa, com as palestras das noites de quinta e sexta-feira pode ser acessada aqui.