Trabalho aborda comunicação interna e desempenho operacional

Trabalho aborda comunicação interna e desempenho operacional

Foto: Divulgação

A mestranda Bruna Beatriz Locks, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação nesta segunda-feira, dia 28, a partir das 14 horas, na sala D-401 (Campus 1).
 
O título da dissertação é “Comunicação Interna como Determinante do Desempenho Operacional: Uma Análise Multidimensional”.
 
Compõem a Banca Examinadora: Presidente Prof. Dr. Luciano Castro Carvalho – FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB e Profa. Dra. Ana Clara Cândido – UFSC; Suplente: Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Desdobrar informações enviando apenas comunicados e dados, e não envolver os funcionários nas metas e objetivos das organizações não é mais uma opção. Esta mudança de organizações mecanicistas para organizações orgânicas têm levado as empresas a buscarem compreender melhor o fenômeno comunicação interna para se manterem competitivas.
 
Diante desse fato, a presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Qual a influência direta e indireta da comunicação interna no desempenho operacional das empresas brasileiras?
 
Para tanto, se procedeu a um estudo descritivo e exploratório, de corte transversal, tipo survey, de abordagem quantitativa. A definição da amostra foi por acessibilidade, composta por 54 empresas de diversos setores. O questionário foi elaborado a partir da revisão da literatura, dos estudos a respeito da comunicação interna, participação do colaborador na gestão, integração interna e desempenho operacional.
 
O questionário foi constituído por 5 questões de caracterização das empresas, e 37 questões do modelo, buscando as informações sobre o perfil dos respondentes, e das quatro dimensões: comunicação interna, participação do colaborador na gestão, integração interna e desempenho operacional.
 
A análise dos dados foi feita por meio do Modelo de Equações Estruturais. Os resultados dos dados da amostra apontam que a comunicação interna não tem influência direta sobre o desempenho operacional, nem sobre a integração interna, e que esta não tem relação positiva com o desempenho operacional.
 
Porém quando analisada a relação indireta da comunicação interna sobre o desempenho operacional mediada pela participação do colaborador na gestão, percebe-se que a participação é explicada 53% pela comunicação interna e o desempenho é explicado 24% pela participação do colaborador. A participação do colaborador na gestão explica 16% da integração interna.
 
Assim, conclui-se com este estudo que a comunicação interna não tem uma influência direta sobre o desempenho operacional, mas sim indireta por meio do constructo participação do colaborador na gestão. E a participação do colaborador na gestão também tem uma relação positiva com a integração interna.