Treinamento para intubação segue com turmas no campus 5
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [30/04/2020] [18 h28]
O Curso Intensivo de Intubação Orotraqueal, realizado por professores de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estende-se até a próxima terça-feira, 5 de maio, no campus 5. São mais de cem profissionais capacitados.
O secretário de Promoção da Saúde (SEMUS), de Blumenau, Winnetou Krambeck, comentou a importância do curso “não só olhando para o coronavírus. Ele terá repercussão no dia a dia dos nossos profissionais. A intubação é essencial para dar uma atenção de qualidade para pacientes que chegam às nossas unidades. Não é algo rotineiro, mas temos que estar preparados”.
O pessoal capacitado para intubação orotraqueal, garantindo um contingente maior de profissionais da região habilitados para as emergências demandadas durante a pandemia do coronavírus, envolve equipes dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) do município. A expectativa é de que profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) também recebam a capacitação. Mesmo com foco na pandemia, o curso contribui para ações futuras.
Segundo o coordenador e professor do curso, Tarcísio Arcoverde, até 28 de abril haviam sido capacitados 60 profissionais, sendo 40 médicos e 20 enfermeiros, totalizando os quatro ambulatórios gerais (AGs) do município. “Está sendo uma experiência muito gratificante a realização desse. É um sentimento de que o dever está sendo cumprido, já que os profissionais da Saúde passam a ficar mais seguros, mais tranquilos em relação ao atendimento dos pacientes mais graves”, afirmou o professor.
Com essa parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau, a FURB está cumprindo com um de seus objetivos que é especializar profissionais da área da Saúde Pública de Blumenau, quem têm a missão de atender os pacientes mais graves em decorrência da Covid-19.
O treinamento é realizado no Centro de Simulação, na Policlínica Universitária, no Campus 5. Utiliza-se de robô similar ao corpo humano, que serve a vários cursos da Universidade que necessitam da representação de características e reações de um ser humano, possibilitando práticas de forma qualificada. O simulador consegue reproduzir a insuficiência respiratória, um dos sintomas mais graves do novo coronavírus.
O Curso Intensivo de Intubação Orotraqueal foi solicitado pela SEMUS e faz parte de uma série de ações que a FURB atua em parceria com o município de Blumenau. “Nesse momento tão especial de enfrentamento desta pandemia, a FURB coloca todos os seus servidores, conhecimento e estrutura à disposição da comunidade, da secretaria de Saúde e da prefeitura”, lembra o coordenador do Comitê COVID-19 e vice-reitor da FURB, João Gurgel.
O secretário de Saúde lembrou também do atendimento no “Alô Saúde”. “Estamos falando de mais uma parceria com a FURB, com o trabalho dos estagiários de Medicina, com atendimento para orientação sobre o coronavírus aqui na cidade”, finalizou Krambeck.