Universidade discute educação mediada pela tecnologia
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [05/10/2017] [15 h42]
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB realiza mais uma edição do programa Universidade Aberta, intitulado Educação mediada pela tecnologia, nesta segunda-feira (09-10), às 18h30min, no Auditório da Biblioteca Universitária, Campus I.
Participam do evento a Profª. Drª. Edla Maria Faust Ramos licenciada em Matemática (UFSC - 1979), doutorado em Educação (UFSC;1996), a Profa. Dra. Márcia Regina Selpa Heinzle, graduação em Educação (UNIPLAC -1988), mestrado em Educação (FURB – 2002), doutorado em Educação (UNICAMP – 2012), o Ricardo Holz, presidente da ABE-EAD – Associação brasileira dos estudantes de educação a distância, graduado em gestão pública e ciência política, pós-graduação em Administração pública e gerência de cidades, gestão pública (Fundação Getúlio Vargas) e Finanças , investimentos e banking (Pontifícia Universidade Católica), o Evandro André de Souza, mestre em História (UFSC – 2000). A mediação será com a Profª Dra. Simone Leal Schwertl.
A história tem demonstrado que o uso que a humanidade faz das tecnologias disponíveis numa determinada época, transforma a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem. Há quem defenda que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) possibilitam novas formas de acesso à informação, novas possibilidades de interação, comunicação e formas diferenciadas de se alcançar a aprendizagem. Contudo, há consenso de que tais tecnologias requerem um amplo conhecimento de suas especificidades para que possam ser utilizadas adequadamente em projetos de ensino-aprendizagem.
A cultura digital sinaliza um potencial para a adoção de metodologias de ensino diferenciadas, de uma nova pedagogia, que potencialize as ações em rede, bem como a utilização ampla das capacidades humanas (muito além da cognição) em processos diferenciados de construção de conhecimento. As TDIC abrem possibilidades para que a aprendizagem possa acontecer de forma coletiva, integrada, articulando informações e pessoas que estão em locais diferentes e que são de idade, sexo, condições físicas, áreas e níveis diferenciados de formação.
Podem participar gratuitamente, estudantes, trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos, comunidade interna e externa.
Link para inscrições: https://goo.gl/forms/fJJCYxeqJNQ7BXtO2
A certificação será on-line. As inscrições para os servidores (técnicos e docentes) FURB, através do site < www.furb.br/formacao>
Link para inscrições: https://goo.gl/forms/fJJCYxeqJNQ7BXtO2
A certificação será on-line. As inscrições para os servidores (técnicos e docentes) FURB, através do site < www.furb.br/formacao>