Vagas no mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/05/2020] [17 h22]
O curso de Mestrado em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB) abre vagas para alunos especiais. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 15 de maio, mas as aulas já começam nesta segunda-feira, dia 11, seguindo até o dia 6 de julho, no horário de 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22 horas, sempre às segundas-feiras.
As aulas acontecem de forma remota, com o uso da ferramenta de webaulas Teams e o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURB, enquanto perdurar a quarentena. Ao final do período de isolamento, os encontros serão presenciais.
São vagas especiais para turmas do Mestrado em andamento. Assim os interessados podem conhecer a estrutura do curso e se envolver na discussão de conteúdos relevantes para a área de ensino. Podem se inscrever professores da educação básica, desde educação infantil, ensino fundamental nos anos iniciais, finais, médio e docentes do ensino superior que tenham interesse no ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Também é aberto a universitários que estejam na graduação e áreas afins, com interesse de pesquisa na área que é o foco do Mestrado.
O Mestrado integra o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM )e se destina a professores e demais profissionais das redes públicas e privadas de ensino da Educação Básica e Superior com interesse nas áreas de Ciências Natureza e Matemática. As disciplinas com vagas são as seguintes:
Teorias da Aprendizagem - 45 horas-aula, ministrada pela Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva. Conteúdo: Introdução ao pensamento de Vygotsky: a constituição do sujeito em Vygotsky: os conceitos de mediação, mediação simbólica, internalização e auto-regulação. Mediação e construção da subjetividade. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal como uma zona de construção do conhecimento científico. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual numa perspectiva vygotskyana. Aprendizagem e desenvolvimento em Vygotsky. Introdução ao pensamento de Piaget: o processo da equilibração majorante: os conceitos de assimilação, acomodação, equlibração, abstração empírica e abstração reflexiva. Os estágios do desenvolvimento e a cognição. Os conceitos de anomia, heteronomia e autonomia. Aprendizagem e desenvolvimento em Piaget. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: o que é aprendizagem significativa. O conceito subsunçor. A Aprendizagem Representacional, a Aprendizagem de Conceitos e a Aprendizagem Proposicional. Construtivismo no ensino de Ciências Naturais e Matemática: o que é construtivismo. O construtivismo radical de Glasersfeld. A abordagem construtivista no ensino e na aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática. O movimento das concepções alternativas.
Didática e Inovação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - 45 horas-aula, ministrada pela Prof. Dra. Arleide Rosa da Silva. Conteúdo: Transposição Didática: conceito de transposição didática, a noosfera, saber científico e saber escolar, regras da transposição didática. Contrato Didático: noção e ruptura do contrato didático, efeitos didáticos: Topázio, Jordain, Analogia, Metacognitiva e Dienes. Objetivo obstáculo: a noção de objetivo obstáculo, automatização do modelo segundo Astolfi, os objetivos em termos de obstáculos transponíveis. Alfabetização Científica e Técnica: objetivos e desafios da alfabetização científica na atualidade, a alfabetização científica em Chassot e Fourez. O movimento CTS: a relação ciência, tecnologia e sociedade, as diferentes abordagens em CTS. Registros de Representação Semiótica: tipos de representação semiótica, tipos de transformações de representação semiótica.
O investimento é de três parcelas de R$ 786,90. Mais informações pelo email ppgecim@furb.br