DOUTORADO
Processo seletivo
Os candidatos devem possuir graduação em nível de licenciatura ou bacharelado nas áreas de ciências ambientais, tecnológicas, exatas, naturais e agrárias e outros cursos em áreas afins. Os graduados em cursos de áreas afins ficam sujeitos à avaliação do colegiado do PPGCA.
O processo seletivo ocorre em fluxo contínuo a cada semestre.
Etapas
- Prova de Títulos
- Pré Projeto de Pesquisa
- Avaliação por entrevista do Pré Projeto de Pesquisa
Investimento
- Para aluno não bolsista: 48 parcelas mensais de 30,5 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
DOUTORADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Duração: 4 anos
Carga horária: 540 h/a
Vagas: 16
Frequência: semanal, sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 2
Suficiência em língua inglesa: o exame de proficiência em língua estrangeira poderá ser efetuado pelo estudante no FURB Idiomas ou por outra IES ou agência estrangeira credenciada para este fim (TOEFL, Cambridge e outras), desde que aceitas pelo Colegiado do Programa.
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa de demanda social Capes
Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício. São 4 bolsas de demanda social CAPES por turma de mestrado.
Bolsa FAPESC de pós-doutoramento
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) oferece bolsas de pós-doutorado para pesquisadores que já possuem título de doutorado, promovendo a realização de projetos de pesquisa em áreas estratégicas para o estado.
Seleção
TURMAS DO PERÍODO LETIVO CORRENTE
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
LINHAS DE PESQUISA: CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS E GESTÃO AMBIENTAL
Introdução às Ciências Ambientais – 45h/a – 3 créditos
Os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Os acordos internacionais do meio ambiente. Questões ambientais contemporâneas, a gestão ambiental e as políticas públicas. A transdisciplinaridade para a solução de problemas ambientais. Inter‐relações entre populações humanas e a finitude dos recursos naturais.
Metodologia de Pesquisa Científica – 45h/a – 3 créditos
Ciência e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Modalidades de trabalhos científicos. Aplicação ao projeto de pesquisa. Elaboração de documentos científicos, bases conceituais e normativas.
Educação Ambiental e Sociedade – 45h/a – 3 créditos
Sociedade e natureza; Ética e valores na educação ambiental; Justiça ambiental e equidade; Práticas interdisciplinares, metodologias e as vertentes da educação ambiental; Valorização de resíduos e economia circular; Percepção e educação ambiental como instrumentos de planejamento e gestão e os riscos ambientais; Compreensão da finitude dos recursos naturais; Comunicação científica.
Leitura Supervisionada – 15h/a – 1 crédito
Compreende atividades de leituras elaboradas com o intuito de permitir o aprofundamento e apropriação de uma problemática específica. Esta atividade inclui um Plano de Leitura elaborado pelo(s) professor(es) responsável(is) em diálogo com o Mestrando ou Doutorando. O cumprimento desta atividade resultará principalmente em um capítulo e/ou artigo que integre a Dissertação ou Tese.
Estágio de Docência (mestrado) – 18h/a – 1 créditos
Noções sobre metodologia do ensino superior, de acordo com a disciplina da graduação em que o aluno realizará o estágio. O aluno recebe treinamento para o planejamento de aulas e de avaliações, acompanhamento de discentes e para ministrar aula teórica e prática na área em que fez sua opção. São realizados encontros com todos os matriculados, em que se discute a proposta de atividades para o período, realiza-se o acompanhamento do que está sendo desenvolvido e, finalmente, avalia-se o percurso semestral de cada pós-graduando no contato com a docência.
Estágio de Docência (doutorado) – 36h/a – 2 créditos
Noções sobre metodologia do ensino superior, de acordo com a disciplina da graduação em que o aluno realizará o estágio. O aluno recebe treinamento para o planejamento de aulas e de avaliações, acompanhamento de discentes e para ministrar aula teórica e prática na área em que fez sua opção. São realizados encontros com todos os matriculados, em que se discute a proposta de atividades para o período, realiza-se o acompanhamento do que está sendo desenvolvido e, finalmente, avalia-se o percurso semestral de cada pós-graduando no contato com a docência.
Seminários 1 – 36h/a – 2 créditos
Espaço transdisciplinar destinado à apresentação e discussão de temas específicos de interesse dos alunos, voltados para as linhas de pesquisa do programa, com a troca de experiência e socialização de propostas, atividades e materiais entre docentes e discentes.
Seminários 2 – 36h/a – 2 créditos
Espaço transdisciplinar destinado à apresentação e discussão de temas específicos de interesse dos alunos, voltados para as linhas de pesquisa do programa, com a troca de experiência e socialização de propostas, atividades e materiais entre docentes e discentes.
DISCIPLINAS ELETIVAS
LINHA DE PESQUISA: CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS
Análise da Vegetação – 45h/a – 3 créditos
Vegetação e história dos sistemas de classificação da vegetação. Métodos de amostragem. Estrutura da vegetação: análise e compreensão. Índices de riqueza, diversidade e descritores dendrométricos. Agrupamento e ordenação. Variação florística, diversidade funcional e autocorrelação espacial.
Dendrocronologia, anatomia ecológica da madeira e mudanças climáticas – 45h/a – 3 créditos
Análise e caracterização das estruturas anatômica e não anatômica do lenho. Camadas de crescimento das árvores, formação, estrutura e variações. Técnicas de obtenção de amostras e preparo para as análises em laboratório. Identificação macro e microscópica da madeira, relações ecológicas, avaliação de séries temporais de medidas de camadas de crescimento, datação cruzada e elaboração de cronologias. Relação da anatomia da madeira e da dendrocronologia com o fatores meteorológicos e mudanças climáticas.
Ecotoxicologia – 45h/a – 3 créditos
Fontes e transformações químicas e bioquímicas de poluentes no meio ambiente. Biodisponibilidade. Toxicocinéticas e toxicodinamica dos poluentes. Biomarcadores de contaminação. Ensaios ecotoxicológicos. Aplicação da ectoxicologia na avaliação de risco ambiental. Conceituar aspectos básicos da ecotoxicologia e suas aplicações na avaliação de risco ambiental.
Genética de Populações – 45h/a – 3 créditos
Frequências alélicas e genotípicas. Princípio de Hardy-Weinberg. Fatores Evolutivos. O Coeficiente F de Wright e o Endocruzamento. Estruturação genética de populações. Tamanho efetivo de variância. Estimativas de Distância Genética. Impactos na seleção e perda diversidade genética em populações grandes e pequenas. Manutenção da variabilidade. Fragmentação. Manejo genético das populações selvagens, invasivas, reintrodução e cativas.
Interações Planta-Organismos do Solo – 45h/a – 3 créditos
Diversidade microbiana e da fauna do solo. Fauna do solo: aspectos funcionais. Papel da fauna do solo no ciclo de nutrientes. Metodologias aplicadas ao estudo das interações plantas-simbiontes mutualistas. Fungos micorrízicos. Bactérias diazotróficas. Microrganismos endofíticos. Rizosfera e rizobactérias promotoras do crescimento vegetal.
Invasões Biológicas – 45h/a – 3 créditos
Histórico; Conceitos; Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras; Legislação e listas de EEI; Ecologia das Invasões Biológicas, Rotas de Dispersão, Análise de Risco, Planos de Prevenção, Tipos de Controle e Mitigação de Danos.
Recuperação de Ecossistemas – 45h/a – 3 créditos
Contextualização histórico-cultural da degradação ambiental; sucessão ecológica; processos de degradação ambiental; planejamento para uso sustentável de ambientes; restauração e revegetação de ecossistemas; recomposição da paisagem; estudos de caso.
LINHA DE PESQUISA: GESTÃO AMBIENTAL
Aproveitamento de Rejeitos em Base Cimentícia - – 45h/a – 3 créditos
Aplicação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Redução do fator clínquer e a diminuição da geração de CO2. Princípios aplicados a dosagem de concreto e argamassas empregando resíduos. Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos fundamentais e técnicas de dosagem visando a incorporação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Discutir as diferentes estratégias para viabilizar técnica e economicamente rejeitos em matérias de base cimentícia.
Gestão de Recursos Hídricos – 45h/a – 3 créditos
Conceito de Gestão de Recursos Hídricos. Política nacional de recursos hídricos, fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos. Sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Ferramentas de apoio à implementação dos instrumentos de planejamento, enquadramento e outorga de uso de recursos hídricos: índices de qualidade de água, regionalização de vazões, modelos de qualidade de água, técnicas quantitativas de otimização de recursos hídricos.
Gestão e Tratamento de Efluentes Industriais – 45h/a – 3 créditos
Características das águas residuárias. Ecologia do Tratamento de Esgotos. Cinética das Reações Microbiológicas e sua aplicação no controle de poluição das águas. Fundamentos da Nitrificação e Denitrificação Biológica. Efeito de Inibidores. Reatores Biológicos. Cinética de Sistemas de Crescimento Agregado. Processos biológicos de tratamento aeróbio e anaeróbio. Sistemas de tratamento de esgotos. Subprodutos do tratamento de Águas residuárias.
Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos – 45h/a – 3 créditos
Conceitos básicos. Origem, processo de geração e composição. Classificação dos resíduos. Instrumentos de gestão de resíduos sólidos (PNRS, legislação, resoluções, normas técnicas). Etapas de manejo de resíduos. Tratamento de Resíduos. Metodologia de avaliação de riscos e impactos ambientais. Disposição final.
Sistemas Silviculturais – 45h/a – 3 créditos
Planejamento da Implantação de florestas. Operações de implantação. Regeneração natural. Talhadia. Sistemas de conversão e enriquecimento de floresta. Sistemas Agrossilvipastoris. Qualidade em operações silviculturais. Adequação ambiental de projetos silviculturais.
Sistemas Integrados de Produção Florestal – 45h/a – 3 créditos
Sistemas de integração Floresta-lavoura-pecuária (IFPL): agrossilviculturais, silvipastoris, agrossilvipastoris; sistemas regenerativos; Implantação e manejo de sistemas; serviços ambientais em sistemas de integração IFLP; dinâmica de carbono em sistemas IFPL.
Tecnologias de Aproveitamento de Biomassa do Agronegócio – 45h/a – 3 créditos
Desenvolvimento de co-produtos de alto valor agregado a partir de resíduos da industrialização de produtos de origem vegetal e animal. Origem e natureza dos resíduos agroindustriais. Tipos de resíduos do processamento agroindustrial caracterizados como biomassa energética. Micro-organismos degradadores de moléculas complexas. Composição química das biomassas sacaríneas, lignocelulósicas e amiláceas. Processos enzimáticos de hidrólise dos constituintes das biomassas em energia. Rota metabólica de conversão das unidades monoméricas em etanol de segunda geração (bioetanol). Aproveitamento de resíduos agroindustriais como agentes suplementares e como fonte de substrato para a produção de ácidos e solventes orgânicos, enzimas e proteína celular.
LINHAS DE PESQUISAS: CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS E GESTÃO AMBIENTAL
Direito Ambiental 45h/a – 3 créditos
Noções básicas de direito ambiental. Sistema normativo ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Instrumentos: licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, criação de espaços protegidos. Responsabilização e ética socioambiental
Ecossistemas Urbanos, Conservação e Gestão – 45h/a – 3 créditos
História e evolução das cidades. A urbanização e as áreas naturais. Ecologia urbana. Ecologia da paisagem urbana. Papel dos ecossistemas naturais nas áreas urbanas (aspectos ecológicos, sociais, econômicos, urbanos e estéticos). Noções de planejamento urbano e ambiental. Planejamento de áreas naturais urbanas. Diagnósticos e Planos diretores de arborização urbana. Planejamento participativo e análise de anseios e necessidades da comunidade. Monitoramento de ecossistemas urbanos e arborização urbana. Sistemas de informação geográfica aplicada à gestão de patrimônio natural em áreas urbanas.
Estatística e Planejamento Experimental – 45h/a – 3 créditos
Conceitos básicos. Teste de Hipóteses. Distribuição normal. Análise de variância. Testes de separação de médias. Planejamento experimental. Requisitos e Princípios Básicos do planejamento de experimento. Análise de incerteza dos dados. Análise Fatorial completa e fracionada. Superfície de resposta. Análise de correlação e regressão. Desenho de experimento em mistura.
Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas – 45h/a – 3 créditos
Princípios e conceitos de fertilidade do solo. Constituição do solo. Origem e dinâmica dos nutrientes nos solos. Absorção de cátions e ânions. Avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas. Análise de solo e sua interpretação. Matéria Orgânica. Acidez e Calagem. Fertilizantes e Corretivos. Recomendações de Adubação e Calagem. Adubação foliar.
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto – 45h/a – 3 créditos
Conceitos básicos de cartografia; noções de geoprocessamento; aplicações do geoprocessamento; estrutura e funcionamento de um sistema de informações geográficas; tipos e estruturas de dados utilizados em geoprocessamento; aquisição, tratamento e análise de dados. Conceitos básicos de sensoriamento remoto, Fundamentos e principais aplicações de sensoriamento remoto; elementos físicos; sistemas sensores; sistema de coleta de dados/ função, disponibilidade, custo e uso de dados de sensoriamento remoto; características de imagens digitais; processamento digital de imagens; análise multitemporal; Processamento de dados em plataformas on-line).
Manejo de Ecossistemas Florestais Secundários – 45h/a – 3 créditos
Sucessão secundária e tipologia de florestas secundárias tropicais/subtropicais; florestas secundárias na Mata Atlântica; potencial madeireiro e não madeireiro das florestas secundárias; estratégias de manejo; aspectos ecológicos da tomada de decisão em intervenções na floresta; critérios de seleção, intensidade de colheita e ciclo de corte; estudos de caso da Mata Atlântica e das regiões neotropicais; manejo comunitário de florestas secundárias.
Novas Tecnologias em Controle de Pragas – 45h/a – 3 créditos
Os insetos: importância econômica e papel na biodiversidade; Praga: conceituação e divergências; Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos; Manejo Integrado de Pragas; Monitoramento de Pragas através de Drones e Vants; Novas Tecnologias de Controle.
Tópicos Especiais – 45h/a – 3 créditos
A oferta de Tópicos Especiais objetiva proporcionar aos alunos do Programa o contato com assuntos temáticos atuais e de interesse em Biodiversidade, no campo teórico e/ou prático, associado às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. Os Tópicos são ministrados sob responsabilidade de docente do núcleo permanente, frequentemente contando com a intensa participação de professores convidados de Instituições relevantes do Brasil e do exterior.