DOUTORADO
Processo seletivo
O candidato deve possuir graduação em nível de licenciatura ou bacharelado e mestrado em curso recomendado pela Capes, ambos nas áreas de ciências tecnológicas, exatas, naturais e agrárias ou outros cursos em áreas afins. O aceite do candidato proveniente de cursos de áreas afins fica sujeito à avaliação do colegiado do PPGEA. O diploma de mestrado em curso recomendado pela Capes deverá estar devidamente registrado ou revalidado ou ficará condicionado à análise da documentação pela comissão de avaliação.
As inscrições para o processo seletivo ocorrem anualmente a partir do segundo semestre com publicação de edital específico.
Etapas
- Análise do histórico escolar.
- Avaliação da produção científica.
- Apresentação de projeto cujo tema deve estar vinculado a um tema de pesquisa proposto por um professor orientador do PPGEA.
- Arguição do conteúdo do projeto e entrevista do candidato perante banca constituída de professores do PPGEA.
Investimento
- Para aluno não bolsista: 48 parcelas mensais de 30,5 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
- Ficha de inscrição
- Nenhum processo com inscrições abertas.
DOUTORADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
Duração: 2 anos
Carga horária: 450 h/a
Vagas: 15
Frequência: semanal, sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 2
Suficiência em língua inglesa: o Exame de proficiência em língua estrangeira deve ser realizado no FURB Idiomas. O aluno poderá fazer somente a prova - atendendo o cronograma anual do FURB Idiomas - ou fazer um curso (20h a 40h) para obter suficiência na língua estrangeira. A exigência é: tradução e compreensão. Não serão aceitos atestados ou diplomas de exames já efetuados. A média para aprovação é nota 6.
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa de demanda social Capes
Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício. São 2 bolsas de demanda social CAPES por turma de doutorado.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Para o curso de doutorado, o discente deverá cursar 18 créditos obrigatórios e 24 créditos eletivos, totalizando 42 créditos. As disciplinas terão carga horária de 45 horas cada, correspondendo a 3 créditos. Estão incluídas no total dos créditos obrigatórios as 4 disciplinas obrigatórias do curso de mestrado. Disciplinas realizadas em outros cursos de mestrado da FURB ou de outra instituição poderão ser revalidadas, até o limite de 24 créditos, sendo que 12 deverão ser equivalentes às disciplinas obrigatórias.
Estatística e planejamento experimental – 45 h/a
Objetivo: Fornecer as bases conceituais da estatística básica e desenvolver habilidades para análises básicas de dados, bem como os elementos para planejamento experimental.
Estatística avançada – 45 h/a
Objetivo: Apresentar aos acadêmicos métodos de análises estatísticas para serem utilizados em tratamento de dados.
Metodologia de pesquisa científica – 45 h/a
Objetivo: Fornecer as bases conceituais e normativas do trabalho científico.
Modelagem de sistemas ambientais – 45 h/a
Objetivo: Fornecer elementos de análise de processos em sistemas ambientais com o uso de ferramentas computacionais.
Princípios da engenharia ambiental – 45 h/a
Objetivo: Capacitar o estudante para pensar sistemicamente na formulação e no equacionamento de problemas ambientais bem como compreender processos físicos atuantes nos componentes de sistemas ambientais, visando a sua aplicação na resolução de problemas ambientais.
Seminários em engenharia ambiental – 45 h/a
Objetivo: Discutir novos conhecimentos da engenharia ambiental, baseado em artigos e teses publicadas nos últimos anos.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Aproveitamento de Reiejtos em Base Cimenticia – 45 h/a
Aplicação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Redução do fator clinquer e a diminuição da geração de CO2. Princípios aplicados a dosagem de concreto e argamassas empregando resíduos. Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos fundamentais e técnicas de dosagem visando a incorporação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Discutir as diferentes estratégias para viabilizar técnica e economicamente rejeitos em matérias de base cimentícia.
Bioinformática Aplicada a Ecologia Microbiana – 45 h/a
Métodos moleculares de avaliação da diversidade microbiana; Sequenciamento de DNA de alto desempenho; Metagenômica e shotgun; Sequenciamento de genes alvo e amplicons; Ferramentas de análise taxonômica; Abundância relativa; Ferramentas de análise ecológica (índices ecológicos); Aplicações da diversidade e ecologia bacteriana. Difundir o uso de sequenciamento de DNA de alto desempenho em estudos de ecologia microbiana, bem como suas aplicações em análises metagenômicas em ambientes naturais e antropizados.
Direito ambiental – 45 h/a
Objetivo: Introduzir o aluno na discussão do sistema normativo ambiental, de forma que ele possa compreender a estrutura hierárquica do ordenamento jurídico e as principais fontes do Direito Ambiental. Propiciar conhecimento teórico e prático acerca dos três principais instrumentos da política nacional de meio ambiente.
Docência do ensino superior – 45 h/a
Objetivo: Proporcionar ao pós-graduando o suporte teórico e metodológico necessário ao desenvolvimento da prática docente do ensino superior.
Ecologia Microbiana Molecular – 45 h/a
Introdução a ecologia microbiana; Diversidade microbiana e de vírus; Fatores bióticos e abióticos que impactam comunidades microbianas; Interações bacterianas em macroambientes Interações bacterianas em microambientes; Associações mutualísticas, simbióticas e antagonistas; Associações das comunidades microbianas com animais, plantas e outros microrganismos; Bacteriófagos e microfauna na estabilização de comunidades bacterianas; Métodos de avaliação da diversidade microbiana; Ferramentas de análise de índices ecológicos Aplicações da diversidade e ecologia bacteriana. Proporcionar aos alunos o entendimento de temas atualizados de ecologia microbiana, como também o papel dos bacteriófagos e da microfauna na modulação das comunidades bacterianas, seja em ambiente natural ou clinico.
Ecotoxicologia – 45 h/a
Fontes e transformações químicas e bioquímicas de poluentes no meio ambiente. Biodisponibilidade. Toxicocinéticas e toxicodinamica dos poluentes. Biomarcadores de contaminação. Ensaios ecotoxicológicos. Aplicação da ectoxicologia na avaliação de risco ambiental. Conceituar aspectos básicos da ecotoxicologia e suas aplicações na avaliação de risco ambiental.
Física do clima e mudanças climáticas – 45 h/a
Objetivo: Apresentar aspectos físicos do Sistema Climático discutindo a participação de cada componente e os mecanismos de feedback na variabilidade climática.
Gestão de recursos hídricos – 45 h/a
Objetivo: Abordar aspectos conceituais relacionados a gestão de recursos hídricos, introduzir o aluno nas discussões sobre a política e o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e capacitá-lo para a utilização de ferramentas de apoio a implementação dos instrumentos de planejamento, enquadramento e outorga de uso de recursos hídricos.
Gestão de resíduos sólidos – 45 h/a
Objetivo: Fornecer informações sobre os resíduos sólidos urbanos e industriais, os processos de tratamento e de disposição final, a legislação e normas vigentes e o estudo das questões concernentes à prevenção da poluição e a valoração dos resíduos sólidos.
Gestão de riscos de desastres e política pública – 45 h/a
Objetivo: Apresentar elementos para a análise da inter-relação entre desastres e políticas públicas.
Inventários e análise da vegetação – 45 h/a
Objetivo: Desenvolver habilidades no planejamento de inventários da vegetação, na análise de dados e na interpretação dos resultados e, fornecer as bases para a gestão dos recursos florestais.
Meteorologiados ventos – 45 h/a
Circulação Geral da Atmosfera. Perfil Vertical sobre Terrenos Planos. Perfil Vertical sobre Terrenos Complexos. Ventos Costeiros. Parques de Ventos. Dispersão de Poluentes. Modelos Matemáticos. Explicar os processos físicos associados aos perfis verticais de vento observados. Discutir as condições atmosféricas que permitem a geração de energia elétrica a partir da energia dos ventos. Entender o papel das condições atmosféricas na camada limite para dispersão dos poluentes
Métodos de medida de crescimento microbiano – 45 h/a
Objetivo: Fornecer subsídios teórico-práticos sobre técnicas e métodos de medida de populações microbianas; análise numérica de concentração do crescimento microbiano; representação gráfica e interpretação de dados cinéticos
Microbiologia ambiental – 45 h/a
Objetivo: Compreender os aspectos fundamentais da microbiologia ambiental.Compreender e identificar as relações entre a diversidade microbiana e as ações dos microrganismos no meio ambiente e em saúde pública. Compreender e identificar as técnicas para quantificação e detecção de microrganismos em amostras ambientais e avaliar os padrões microbiológicos de qualidade.
Microbiologia do solo – 45 h/a
Objetivo: Discutir a importância da diversidade microbiana do solo e como seus componentes impactam processos de recuperação ambiental de áreas degradadas, de solos contaminados por xenobióticos e metais pesados. Compreender as diferentes relações simbióticas estabelecidas entre fungos e bactérias que impactam no desenvolvimento vegetal. Conhecer metodologias para o estudo microbiota do solo. Compreender como que a microbiota do solo está relacionada ao efeito estufa.
Operações e processos unitários na engenharia ambiental – 45 h/a
Objetivo: Compreender as unidades ou etapas dos processos químicos onde os materiais sofrem alterações no seu estado físico ou químico; e que o conjunto destas operações unitárias (etapas) é um processo unitário.
Percepção e educação ambiental – 45 h/a
Objetivo: Descrever os aspectos que caracterizam a relação entre sociedade e natureza ao longo da história; Diferenciar os conceitos-chaves de Espaço, Paisagem e Lugar; Caracterizar, analisar e aplicar metodologias utilizadas em estudos de percepção; Identificar os estudos sobre riscos, as ações de adaptação e ajustamento, bem como a capacidade de resiliência de comunidades frente aos desastres; Identificar a Educação Ambiental como um processo de formação que envolve trocas de experiências, em busca da mudança de atitudes e comportamento em relação ao ambiente; Reconhecer a percepção e educação ambiental como instrumentos para o planejamento, projeto e gestão ambiental.
Planejamento urbano e ambiental – 45 h/a
Objetivo: Caracterizar o processo de planejamento urbano e ambiental brasileiros, a partir de base contextual, conceitual e normativa; Identificar, analisar e discutir aspectos relacionados às políticas públicas ambientais brasileiras, com enfoque na mobilidade urbana sustentável, Habitação de Interesse Social e Riscos Ambientais; Reconhecer o aparato legal do Estatuto da Cidade e seus instrumentos urbanísticos, analisando-se especialmente à participação da sociedade no processo de planejamento, a função social da propriedade e a sustentabilidade; Expressar a prática do planejamento urbano e ambiental, analisando a relação existente entre densidade urbana e sustentabilidade.
Química ambiental – 45 h/a
Objetivo: Compreender os fenômenos químicos que ocorrem nas esferas ambientais; Desenvolver habilidades nas formas de expressar quantidades, expressões em química assim como compreender os mecanismos de medição de velocidade e aspectos termodinâmicos nas reações químicas presentes no meio ambiente; Entender os ciclos biogeoquímicos das substâncias químicas mais abundantes no meio ambiente.
Química analítica ambiental – 45 h/a
Objetivo: Apresentar aspectos relevantes a análises químicas envolvendo processos de amostragem, coleta, preservação, preparo de amostras, análise instrumental e validação de resultados.
Recuperação ambiental – 45 h/a
Objetivo: Capacitar profissionais para atuar na recuperação e restauração ambiental de áreas degradadas.
Sensoriamento remoto e geoprocessamento – 45 h/a
Objetivo: Capacitar os mestrandos a realização de procedimentos básicos de dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento em software específica bem como realizarem análises espaciais, envolvendo problemas ambientais.
Tecnologias de aproveitamento de biomassa do agronegócio – 45 h/a
Objetivo: Fornecer subsídios práticos sobre tecnologias de transformação de biomassa agroindustrial e florestal em produto com valor comercial.
Tratamento biológico de resíduos – 45 h/a
Objetivo: Compreender os aspectos fundamentais dos processos biológicos de tratamento de resíduos orgânicos. Compreender a ecologia dos microrganismos envolvidos no tratamento biológico de águas residuárias. Compreender os processos biológicos de tratamento aeróbio e anaeróbio. Identificar os principais sistemas de tratamento de esgotos.