Contábeis tem defesa de tese de doutorado nesta sexta-feira
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [15/12/2016] [14 h10]
O doutorando Leandro Augusto Toigo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB, defende sua tese nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, na sala F-204.
“Influência da governança corporativa causada por fusões e aquisições no desempenho das companhias pelos filtros de Graham” é o título da tese.
A Banca examinadora é composta por: Prof. Dr. Nelson Hein (orientador/presidente-FURB); Profa. Dra. Ilse Maria Beuren (FURB); Prof. Dr. Roberto Carlos Klann (FURB); Prof. Dr. Tarcísio Pedro da Silva (FURB); Prof. Dr. Silvio Hiroshi Nakao (USP-RP); Prof. Dr. Volmir Eugênio Wilhelm (UFPR).
Tesumo da tese
Na separação entre propriedade e controle, a premissa existente é que os gestores como agentes de decisão em nome dos proprietários das companhias não suportam uma parcela substancial dos efeitos da riqueza de suas decisões e desencadeia-se uma situação de conflitos de agência nas companhias.
Os acionistas utilizam mecanismos de governança corporativa para reduzir esses conflitos e alinhar os seus interesses aos dos agentes.
Este estudo analisa a influência da variação das características dos mecanismos de governança corporativa causada por fusões e aquisições no desempenho econômico, financeiro e bursátil das companhias mensurado pelos Filtros de Graham. Os procedimentos metodológicos utilizados permitem caracterizar a pesquisa como descritiva, documental e quantitativa. A coleta das notícias de fusões e aquisições foi realizada no sítio da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
As características dos mecanismos internos de governança corporativa foram coletadas no sítio da BM&FBOVESPA S.A. e os dados para o cálculo do desempenho na base Economática®. O recorte temporal foi de 2006-2010. Para a análise dos dados, utilizou-se a correlação de Pearson, teste de médias e a regressão linear.
Constataram-se algumas variações estatisticamente significativas e positivas de governança corporativa entre o período pré e pós-fusões e aquisições. Quanto aos resultados da análise dos períodos pré-fusões e aquisições, pós-fusões e aquisições e da variação entre as variáveis dos períodos, não foi encontrado número suficiente de relações e correlações que determinassem a influência das características dos mecanismos de governança corporativa no desempenho.
Entretanto, verificou-se variação positiva e significativa do desempenho pelos Filtros de Graham entre o período pré e pós fusões e aquisições. Ademais, os mecanismos de governança referentes aos Conselhos de Administração e Fiscal demonstraram significativa variação após o evento.
Como conclusão, constatou-se a evolução de alguns mecanismos de governança pós-fusões e aquisições que auxiliam no monitoramento dos gestores pelos acionistas, além, do incremento do desempenho das empresas pelos Filtros de Graham, que contribuem para o alinhamento de interesses do principal e agente, reduzindo os problemas de agência após as fusões e aquisições.