Discutida a educação ecológica de professores
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [09/02/2017] [14 h29]
A mestranda Jeane Pitz Pukall, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta sexta-feira (10-02), às 14 horas na sala I 205, Campus I, a dissertação intitulada (Eco)formação de professores na educação básica: uma experiência a partir de projetos criativos ecoformadores. A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Arleide Rosa da Silva.
O trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) na (Eco)formação continuada de professores de uma escola pública de educação básica da região de Blumenau-SC. A pesquisa foi realizada com vinte professores da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, certificada como criativa pela RIEC e pelo MEC.
Metodologia
Foi uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Os dados foram coletados nos registros da formação em diário de campo, fotos, gravações dos encontros e produções dos professores desenvolvidas na formação continuada. A pesquisa nos revela que quando a escola se propõe a desenvolver um projeto que envolve a gestão, professores, funcionários, estudantes e pais, fundamentado na ecoformação e criatividade, o processo de ensinar e aprender pode sofrer transformações, condição que se confirmou pela educação criativa e transdisciplinar detectada na análise. Por isso, durante o processo de (Eco)formação continuada foi possível perceber como o processo repercutia nos planejamentos dos professores através de uma educação mais criativa e transdisciplinar.
Resultados
Os resultados nos demonstram, ainda, possibilidades de humanização e transformação das formações continuadas de professores, resultando em avanços nas práticas docentes na direção de práticas ecoformadoras. Esse estudo possibilitou a identificação de limites e possibilidades na escola, partindo do olhar conjunto dos professores. O conhecimento foi transformado em práticas pedagógicas mais criativas, as ações foram polinizadas para a comunidade. Além disso, ficou evidente que uma educação contextualizada e fundamentada em conteúdos a partir da vida e para a vida transcende processos de ensinar e aprender desvinculados de sentidos para os estudantes. A metodologia dos PCE, sem dúvida, nos auxiliou na promoção de uma formação de professores transformadora e preocupada com uma educação integral e contextualizada.