FURB e Defesa Civil de Blumenau assinam contrato para atualização das cotas de enchente das ruas de Blumenau

FURB e Defesa Civil de Blumenau assinam contrato para atualização das cotas de enchente das ruas de Blumenau

Foto: Gregory Martins

Uma ação bastante aguardada pela comunidade de Blumenau está mais próxima de se tornar realidade a partir de uma ação tomada na tarde desta quarta-feira (10) no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt assinou um contrato com a FURB que possibilitará a atualização das cotas de enchente das ruas de Blumenau, como forma de integrar um plano de ações a serem tomadas em caso de novas cheias no município.

A solenidade de assinatura antecedeu uma reunião do GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) e da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), contando com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras forças de segurança. Na mesma cerimônia, foram anunciadas novas funcionalidades do AlertaBlu, serviço da Defesa Civil de Blumenau, como um mapa que apresentará rotas alternativas aos alagamentos, durante as enchentes.

As cotas de enchente são fundamentais no período de cheias pois assim que cada nova leitura ou previsão do nível do Rio Itajaí-Açu é divulgada, os moradores poderão saber com exatidão se seus imóveis serão atingidos. As atuais cotas de enchente disponíveis no site e no aplicativo AlertaBlu foram inclusive definidas a partir de estudos feitos pela FURB no início de 2012, após uma enchente registrada em setembro do ano anterior.

“Temos equipes multidisciplinares, técnicos extremamente qualificados e as nossas possibilidades de entrega à comunidade são muito grandes. Essa parceria com o poder público é de fato o que sempre buscamos, poder aplicar o nosso serviço pela demanda da comunidade”, afirma a Reitora da FURB, Marcia Sardá Espíndola.

 Um dos pesquisadores da Universidade que trabalhará na atualização dos índices após 12 anos será Ademar Cordero, Professor do Departamento de Engenharia Civil, Mestre em Recursos Hídricos e Doutor em Hidráulica e Hidrologia. Presente na FURB desde 1985, o docente atuou no Projeto Crise e no Centro de Operações do Sistema de Alerta (CEOPS), que foi por décadas o responsável pelo monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu em Blumenau e região, com outras atribuições como Previsão do Tempo e projeções futuras do nível do rio durante as cheias.

Segundo o professor, a atualização das cotas de enchente deverá durar em torno de oito meses. Uma equipe composta por quatro docentes e quatro estudantes irá recalcular os indicadores e fará idas a campo, tendo em vista a grande quantidade de novos aterros, mudanças nas características do leito do rio, ocupações do solo, abertura de novos corredores de serviço e novos loteamentos, que alteraram significativamente as cotas de enchente de 2012 para cá.

O contrato de atualização das cotas das enchentes tem um valor de R$ 580 mil, com recursos próprios do município, e é resultado de um processo licitatório do qual a Fundação Universidade Regional de Blumenau foi a vencedora, por meio do Instituto FURB. Segundo o secretário municipal da Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, tão logo os resultados do estudo sejam entregues pela FURB, no segundo semestre do próximo ano, eles serão inseridos na plataforma do AlertaBlu.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a atualização das cotas de enchentes das ruas de Blumenau que será realizada pela FURB: