Mais interessados em aprender Gastronomia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [13/11/2019] [18 h09]
Simone precisava aprimorar a produção de doces e salgados sob encomenda. Stephanie queria dar um up na culinária doméstica e testar uma nova opção de carreira. Rui procurava treinamento para se desafiar no passatempo preferido. Todos os três terminarão 2019 com o objetivo de cursar Gastronomia concluído.
Eles frequentaram o curso de curta duração oferecido pela Furb, que acaba de lançar matrículas para 2020. Para se ter ideia da procura pela área, antes mesmo do início das inscrições mais de 100 pessoas haviam contatado o Instituto Furb espontaneamente e manifestado interesse. Devido à demanda, além das turmas noturna e matutina, será aberta uma turma vespertina no próximo ano (com mensalidade promocional). Mas o que motiva tanta gente a buscar aperfeiçoamento na cozinha?
Desde os seis anos de idade, Simone Hoeltgebaum observava a mãe rodeada de panelas, formas e utensílios. Nas férias escolares, acompanhava programas culinários na TV e anotava receitas. Já adulta, Simone passou a fazer doces e salgados sob encomenda e para vender em feiras. Aos 51 anos, descobriu o curso de curta duração em Gastronomia da Furb por indicação de amigas. Dez meses depois, ao concluir a formação, já sente saudades. "Os professores são atenciosos, passam as receitas e informações sobre as diferentes culturas e seus hábitos alimentares”, relata.
A indaialense Stephanie Kelly Chessa, 19, conheceu a Gastronomia quando interrompeu a faculdade de Direito. Mudou de ares incentivada por aqueles que elogiavam sua comida: os familiares. Para a jovem, a duração do curso, de apenas 10 meses, permite que a pessoa experimente a área antes de decidir pela profissão. Além do preparo dos alimentos, os alunos degustam o que cozinharam. "Estou amando cozinhar em casa para os meus pais, para o meu namorado, e eles dizerem que realmente melhorou", vibra.
Rui Carlos Stach, 63, encara a gastronomia como prazer desde quando era responsável pela alimentação de sua patrulha de escoteiro, aos 10 anos de idade. Hoje em dia cozinha para amigos, família e usa o tempo diante das panelas para relaxar. Na Furb, descobriu um curso prático, onde pôde qualificar o que já sabia. "Minha ideia era justamente fazer um curso agradável, que me auxiliasse a fazer coisas melhores, mais elaboradas e também mais bonitas.”
Aulas práticas
Segundo o coordenador do curso de curta duração em Gastronomia da Furb, Rodrigo Gonzaga, o grande diferencial é o caráter prático das aulas. Os alunos permanecem a maior parte do curso diante do fogão. Além disso, ano após ano o conteúdo é atualizado para acompanhar as últimas tendências.
"Durante 10 meses, os alunos têm uma visão geral do mundo da gastronomia, com disciplinas bem variadas", diz Gonzaga. A área atrai gente de olho na profissão, em um hobby ou em dar mais sabor à cozinha do dia a dia.