Mediação Cultural é tema de dissertação de Mestrado

Mediação Cultural é tema de dissertação de Mestrado

Foto: Divulgação

Abordar as ressonâncias da experiência estética em um percurso de Mediação Cultural com docentes de Arte do Município de Blumenau e região. Este foi o foco da pesquisa do mestrando Leomar Peruzzo, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Com orientação da professora Carla Carvalho, o estudo foi desenvolvido com professores de arte da região de Blumenau em uma ação de Mediação Cultural no espaço museal, utilizando como ponto de partida o Material Educativo Elke Hering.

Um dos desafios desta proposta, segundo o acadêmico, foi transformar o percurso de pesquisa em criação artística. Este, por sua vez, ocorreu por meio de tratamento digital de fotografias registradas durante o percurso e em um momento de performatização do pesquisador em que se registrou fotograficamente para criar imagens que compusessem a estrutura textual.

Este estudo possibilitou a reflexão em torno da educação estética na docência e da arte local, por meio das ressonâncias da experiência estética na elaboração de saberes docentes e dos sentidos presentes mapeados na experiência estética na ação de mediação cultural. O estudo ampliou também os olhares e repertórios culturais em arte e tornou possível perceber o corpo como principal território para a educação estética na elaboração de saberes sensíveis para a docência em arte. O ser e estar em relação com arte consiste na principal condição para a educação dos sentidos.
 
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para quinta-feira, dia 29 de novembro.
 
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Mediação Cultural no museu: ressonâncias na experiência estética no corpo (em performance) de professores de Arte
Mestrando: Leomar Peruzzo
Orientadora: Carla Carvalho
Defesa: dia 29 de novembro (quinta-feira), às 14h, na Sala I-305, Campus 1 da FURB