Mestrando avalia relação das universidades com a inovação

Mestrando avalia relação das universidades com a inovação

Foto: Divulgação

Analisar a influência das economias de aglomeração e das universidades no desempenho de inovação regional. Este foi o foco da pesquisa “Influência das Universidades e das Economias de Aglomeração no Desempenho de Inovação Regional”, do mestrando Leonardo Anésio da Silva. Ele vai defender a dissertação no dia 29 de agosto, feita no Programa de Pós-Graduação em Administração, sob orientação da professora Adriana Kroenke.

Para a pesquisa foram usados dados das 133 regiões intermediárias do Brasil em um recorte temporal de 9 anos. Ao longo do tempo, o processo de inovação tem-se direcionado para a compreensão de como o conhecimento é gerado e como é explorado economicamente. O acesso das empresas a fontes externas de conhecimento torna-se cada vez mais relevante para o desenvolvimento do processo de inovação.

Desta forma, a proximidade entre empresas e universidades constitui uma relevante plataforma para o desenvolvimento de inovações. Nesse sentido, conclui-se que as universidades influenciam de maneira superior o desempenho de inovação regional, no entanto, essa influência depende do nível de urbanização regional.

Para saber os resultados detalhados da pesquisa, acompanhe a defesa agendada para esta quarta-feira, dia 29 de agosto. A defesa é aberta à participação da comunidade. 

Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado em Administração
Dissertação: 
“Influência das Universidades e das Economias de Aglomeração no Desempenho de Inovação Regional”
Mestrando: Leonardo Anésio da Silva 
Orientadora: Adriana Kroenke
Defesa: dia 29 de agosto (quarta-feira), às 14h, na Sala: F-106, Campus 1 da FURB