Mestrando em Educação avalia práticas em inglês
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [01/03/2018] [14 h52]
Compreender sentidos construídos por licenciandas de um Curso de Letras sobre práticas de letramentos em inglês no contexto universitário. Este foi o objetivo do mestrando Caique Fernando da Silva Fistarol ao construir sua dissertação do Mestrado em Educação pela FURB. A defesa será nesta sexta-feira, dia 2 de março.
Orientado pelas professoras Adriana Fischer e Cyntia Bailer, Fistarol ouviu três acadêmicas que cursavam o 8º semestre de Letras.
Orientado pelas professoras Adriana Fischer e Cyntia Bailer, Fistarol ouviu três acadêmicas que cursavam o 8º semestre de Letras.
Entre os resultados, observou-se que a apropriação dos discursos sobre a língua inglesa interfere na formação das identidades dos sujeitos, sugerindo que a escola permeou as atividades formais, informais e de lazer com o inglês, marcando a pedagogização dos letramentos.
A análise dos dados revela que as acadêmicas compreenderam, durante o curso, tais pontos como objetos de aprendizagem e não como ferramentas de ensino. De acordo com dados dos relatórios de estágio, na oportunidade de ministrar aulas, trabalharam os conteúdos da mesma forma gramatical que os professores que elas condenaram veladamente na fase de observação de aulas, apontando para a construção de sentidos que privilegiaram a manutenção das relações de poder vigentes.
Durante a prática, elas reconheceram que a teoria também não alcança todas as proposições para a formação docente. “Por isso, repensar o modo de auxiliar licenciandas a se tornar autônomas ao longo de práticas do contexto universitário, incluindo o período de estágio, é um caminho necessário para o desenvolvimento profissional de docentes de língua inglesa”, diz o resumo da dissertação.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: Letramentos Acadêmicos: práticas em inglês na voz de licenciadas do Curso de Letras
Mestrando: Caíque Fernando da Silva Fistarol
Orientado

Defesa: dia 02 de março (sexta-feira), às 14h, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.